Salada Verde

Mostra Ecofalante organiza debates online e exibição de 5 filmes socioambientais

Programação especial para Semana do Meio Ambiente terá cinco filmes disponíveis para assistir e debate com diretores como Fernando Meirelles e Estêvão Ciavatta

Duda Menegassi ·
28 de maio de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Cena de “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, de Jorge Bodanzky. Foto: Jorge Bodanzky/Divulgação

Para celebrar a importância do cinema na comunicação de questões socioambientais, a Mostra Ecofalante organizou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente, com cinco filmes disponíveis e debates com diretores, jornalistas e pesquisadores. Os eventos são gratuitos e serão realizados de 3 a 9 de junho, de forma online, devido ao  isolamento social.

A abertura do evento será no dia 3, às 19h, com a exibição do documentário “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, do diretor Jorge Bodanzky. O filme traz a história de Ruivaldo em sua luta contra o assoreamento do rio Taquari, na região do Pantanal. Os outros filmes disponíveis ao público são: “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estêvão Ciavatta; “A Grande Muralha Verde”, de Jared P. Scott e produção-executiva de Fernando Meirelles; “O Golpe Corporativo”, de Fred Peabody; e “Ebola: Sobreviventes”, de Arthur Pratt. Os títulos poderão ser assistidos gratuitamentes pela plataforma Videocamp.

Os cinco filmes serão o ponto de partida para os debates realizados sobre os seguintes temas: conservação ambiental, mudanças climáticas, economia e saúde. Os encontros, que serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook, têm confirmados os nomes dos cineastas Fernando Meirelles, Jorge Bodansky e Estêvão Ciavatta; dos jornalistas Flávia Guerra, Mariluce Moura (Revista Fapesp) e Claudio Angelo (da rede Observatório do Clima); de Adriana Ramos (Instituto Socioambiental – ISA), Paulo Artaxo (cientista, professor da USP), Ladislau Dowbor (professor titular de economia da PUC-SP) e Silvio Caccia Bava (editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil). Outros convidados, assim como a grade dos debates, serão oportunamente anunciados.

“A Mostra já faz parte do calendário da cidade de São Paulo e, com esta edição online, podemos expandir o público e o debate para todo o Brasil”, conta o diretor da Ecofalante, Chico Guariba. Além da programação especial da Semana do Meio Ambiente, a Mostra realizará sua 9ª edição em agosto.

Acesse o link para conferir a programação completa do evento.

 

Leia também:

Conflito entre grileiros e índios vai aos cinemas com “Amazônia: Sociedade Anônima”

Manual de sobrevivência na quarentena: como visitar os parques sem sair de casa

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
2 de abril de 2020

Manual de sobrevivência na quarentena: como visitar os parques sem sair de casa

Enquanto a recomendação é ficar de quarentena e os parques estão com a visitação suspensa, websérie é opção de fazer um passeio sem sair de casa

Reportagens
18 de dezembro de 2019

Conflito entre grileiros e índios vai aos cinemas com “Amazônia: Sociedade Anônima”

((o))eco entrevista o documentarista Estevão Ciavatta, que acompanhou por 5 anos o problema da grilagem e desmatamento entre os Mundurukus, na Amazônia

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.