Salada Verde

Ministério do Meio Ambiente oferece 8 cursos na área socioambiental

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de janeiro nos cursos a distância. Entre os temas abordados estão água, unidades de conservação, produção e consumo sustentável

Sabrina Rodrigues ·
8 de janeiro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Os interessados têm até o dia 16 de janeiro para se inscrever em 8 cursos a distância na área socioambiental. Foto: Pixabay.

O Ministério do Meio Ambiente abre, a partir desta segunda-feira (07), vagas para aulas à distância em oito cursos na área socioambiental. Abertos para o público em geral, os cursos são sem tutoria. Entre os temas abordados estão água, unidades de conservação, produção e consumo sustentáveis, resíduos sólidos e educação ambiental.

Cada curso está oferecendo 2.000 vagas e os interessados têm até o dia 16 de janeiro para entrar no ambiente virtual de aprendizagem do MMA, fazer o login e se inscreverem em um ou mais cursos de sua preferência.

Os cursos oferecidos são:

1- Conflitos em Unidades de Conservação: estratégias de enfrentamento e mediação o foco do curso está na educação ambiental como instrumento de gestão e mediação de conflitos. O público alvo: sociedade em geral, com foco em formuladores e executores de políticas públicas governamentais relacionadas a UCs em âmbitos federal, estadual e municipal. A carga horária do curso é de 25 horas.

2- Educação ambiental e Água voltado para a sociedade em geral, com foco em atores do SINGREH e da sociedade em geral que atua nas interfaces e complementaridades entre as políticas de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Com 60 horas, o objetivo do curso é ampliar a compreensão acerca da problemática socioambiental das bacias hidrográficas brasileiras.

3- Educação Ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação: estratégias que fazem a diferença Com foco em mobilizar e empoderar gestores e educadores para a realização de práticas de educação ambiental e comunicação que contribuam com o fortalecimento da Gestão Ambiental de Unidades de Conservação e com a conservação da Biodiversidade. Público alvo: sociedade em geral com foco em formuladores e executores das políticas governamentais relacionadas a UCs em âmbito federal, estadual e municipal. O curso tem o total de 70 horas.

4- Educadores – Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos Com o total de 60 horas, as aulas são voltadas para o público em geral com foco em gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil. O Objetivo é qualificar a gestão de resíduos sólidos promovendo a capacitação de gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil organizada com base na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos (Educares).

5- Estilo de vida sustentáveis Voltado para cidadãos-consumidores, o curso com 30 horas visa incentivar a reflexão, discussão e ação interativas com informações e conceitos sobre mudança em favor de estilos de vida sustentáveis.

6- Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores Com o total de 60 horas, o curso voltado para a sociedade em geral, com foco em coordenadores de espaços educadores, visa oferecer subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais de forma a contribuir com o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de Educação Ambiental no país.

7- Guia para a Produção de Conteúdos EAD Todo profissional que deseja aprender ou aprimorar técnicas de produção de conteúdo para EAD poderão se inscrever nesse curso com 20 horas, que visa desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que possibilitem aos profissionais por ele formados, utilizarem de maneira teórica e prática um guia para a produção de conteúdo para a Educação a Distância (EAD), contribuindo para o fomento da educação ambiental.

8- Produção e Consumo Sustentável Com o objetivo de sensibilizar e divulgar informações pertinentes à área ambiental, oportunizando conhecimentos em produção e consumo sustentáveis, desenvolvendo ações e acompanhamento do sistema de gestão ambiental e economia verde, o curso com 40 horas é voltado para cidadãos, empreendedores, estudantes e trabalhadores.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente

 

 

Saiba Mais

Inscrições para os cursos a Distância (MMA)

Leia Também

Ministério abre inscrições para cursos a distância na área socioambiental

Governo oferece cursos a distância na área socioambiental

ICMBio contrata profissionais para elaboração de curso a distância

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
8 de janeiro de 2018

ICMBio contrata profissionais para elaboração de curso a distância

Prazo para envio de currículo vai até o dia 19 de janeiro. Os técnicos selecionados irão trabalhar na produção de conteúdo do curso

Salada Verde
14 de dezembro de 2017

Governo oferece cursos a distância na área socioambiental

São nove cursos com temas diversos na área de meio ambiente com 2 mil vagas cada. As inscrições vão até o dia 20 deste mês

Salada Verde
7 de março de 2018

Ministério abre inscrições para cursos a distância na área socioambiental

São 10 cursos gratuitos nas áreas de agricultura familiar, água, mudança do clima, unidades de conservação, consumo sustentável. Inscrições vão até o dia 10 de março

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.