Salada Verde

Livro fala sobre importância da conexão das crianças com a natureza

Lançamento do livro Tâpui Ñyata – A Voz da Natureza conta a história de uma jovem deficiente auditiva que passa a escutar as vozes da natureza e lutar para defendê-la

Daniele Bragança ·
5 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Capa do livro Tâpui Ñyata – A voz da Natureza. Crédito: Divulgação.

“Tâpui Ñyata A voz da Natureza” conta uma história diferente. O livro, voltado para o público infanto-juvenil, narra a aventura de Clara, uma jovem com deficiência auditiva que ganha a missão de escutar a voz da Mãe Natureza e através disso, despertar outros jovens para com ela defender a natureza. A jornada de Clara se passa em um local inspirador, a Floresta da Tijuca, no Parque Nacional da Tijuca, em plena metrópole carioca. 

No caminho, a jovem desenvolve uma amizade com um bem-te-vi, pássaro comum mesmo nas cidades em toda América do Sul e que se revela um mensageiro da Mãe Natureza. É o pássaro que a guia pela Floresta e a ajuda a cumprir seu destino. Escrito por Rodrigo Medeiros e João Alegria, com ilustrações de Fernanda Mello, Tâpui Ñyata fala principalmente sobre a importância da conexão das crianças e jovens com a natureza, mesmo em meio ao caos urbano de uma cidade como o Rio de Janeiro.

Um dos autores, o biólogo Rodrigo Medeiros conta que “o livro nasceu do desejo de falar sobre esse afastamento que crianças e adolescentes, que crescem no meio urbano, têm da natureza, e de como esse afastamento não é uma escolha deles, mas sim dos seus pais”.

O livro foi produzido pelo Andrea Jakobsson Estúdio e realizado com o patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do BTG Pactual.

História do livro se passa na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ilustração: Fernanda Mello.

 

 

Leia Também 

ONU publica cartilha que explica às crianças direitos a um meio ambiente seguro

Educação ambiental para as crianças de hoje

Vídeo: Qual o desafio de aproximar as crianças da natureza? Por Maria Isabel Amando de Barros

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de agosto de 2018

Vídeo: Qual o desafio de aproximar as crianças da natureza? Por Maria Isabel Amando de Barros

As crianças do século XXI estão cada vez mais distantes e com menos possibilidades de contato com a natureza, brincar ao ar livre e se sensibilizar com as belezas que esse contato proporciona

Colunas
6 de janeiro de 2014

Educação ambiental para as crianças de hoje

Em um mundo em que a informação vem em turbilhão e as telas empacotam as paisagens, não é fácil ensinar crianças a gostar da natureza.

Salada Verde
19 de dezembro de 2019

ONU publica cartilha que explica às crianças direitos a um meio ambiente seguro

Lançado em comemoração aos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, o livreto explica, de forma didática, o direito a um meio ambiente saudável e sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.