Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Lençóis Maranhenses volta a receber visitantes a partir desta quarta-feira

Duda Menegassi
terça-feira, 30 junho 2020 12:28
Fechado desde março, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reabre a partir de amanhã (1º de julho). Foto: Duda Menegassi

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o próximo na fila dos parques federais que reabre à visitação. Com medidas restritivas para tentar evitar a transmissão do novo coronavírus, motivo pelo qual todas as unidades de conservação federais fecharam as portas em março, o parque maranhense terá uso obrigatório de máscaras, higienização, a priorização da venda online e medidas de distanciamento social. Além disso, o número de visitantes será reduzido até o limite de 55% da capacidade de público.

A reabertura foi autorizada pelo ICMBio através da Portaria nº 752, publicada nesta terça-feira (30), no Diário Oficial da União e vale a partir do dia 1º de julho. A portaria segue o modelo de normas da reabertura de outros parques federais, como Aparados da Serra, Serra Geral, Iguaçu e o Parque Nacional de Brasília, que já voltaram a receber visitantes de forma gradual.

Os principais atrativos dos Lençóis Maranhenses são as dunas, onde é possível fazer caminhadas e passeios de bugre, e as lagoas, onde é permitido o banho. Os prestadores de serviço deverão orientar os visitantes a evitar aglomerações e interações sociais. Além disso, a visitação nos locais de posse dos moradores tradicionais que ofereçam hospedagem, alimentação ou outros serviços, somente poderá ocorrer mediante consulta e autorização expressa dos mesmos.

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o estado do Maranhão, onde está localizado o parque, já registrou 78.969 casos e 2.012 óbitos em decorrência da Covid-19.

 

Leia também

ICMBio autoriza reabertura de parques nacionais do Iguaçu e Aparados da Serra

Visitação nos parques cresce pelo 12º ano seguido e bate 15 milhões em 2019

Parque Nacional de Brasília reabre para visitação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.