Salada Verde

Lançado o guia de bolso das aves da Chapada dos Veadeiros 

Fruto de um ano de pesquisa liderado pela bióloga Gislaine Disconzi, guia reúne 121 espécies de aves comuns do Cerrado e também as ameaçadas de extinção

Daniele Bragança ·
8 de junho de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Aves da Chapada dos Veadeiros. Detalhe do guia de bolso. Crédito: Divulgação.

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma das joias da biodiversidade do Cerrado, por sua localização geográfica, singularidade e endemismo. Um lugar tão rico também possui uma avifauna diversificada: são registradas aproximadamente 378 espécies nesse mosaico de paisagens campestres, savânicas e florestais, dentre elas, a mais ameaçada de todo continente, o Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).

Um terço dessas espécies (121 espécies) pode ser conferida no novo Guia de Bolso das Aves da Chapada dos Veadeiros, projeto feito por Renato Rizzaro com a colaboração de um time de peso de fotógrafos de natureza: Ana Corazolla, André Dib, Anselmo d’Afonseca, Bruno Gonçalves, Ciro Albano, Cristine Prates, Ester Ramirez, Fernanda Fernandex, Fernando Tatagiba, Gabriela Giovanka, João Quental, Margi Moss, Thiago Toledo.

Nesta primeira edição, o guia apresenta desde espécies comuns às ameaçadas de extinção da região.

O guia tem como base o trabalho do trio Flávia Cantal, Fernando Previdente e Gislaine Disconzi, e conta com o projeto gráfico de Renato Rizzaro.

Guia de Bolso. Foto: Divulgação.

O Guia contém um mapa que localiza alguns dos pontos interessantes para observação. É uma folha única, ilustrada frente e verso, que dobrada vira um guia de bolso.

Aquisição

O guia de bolso está à venda por R$19,50 (mais as despesas de Correio) e pode ser enviado para qualquer lugar do Brasil. Possui o formato 22 x 11,5 cm fechado – 23 x 50 cm aberto e pode ser adquirido na loja do passarinho.

GUIA DE BOLSO totalmente fotográfico das Aves da Chapada dos Veadeiros é impresso em papel couchê 300g, laminação fosca com proteção UV.

Bilíngue (Português/Inglês), com família, nome científico/popular e tamanho das aves em centímetros.

 

 

Leia Também 

Guia: as aves da costa brasileira

Lançado o Guia de Bolso com aves da cidade maravilhosa

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2016

Lançado o Guia de Bolso com aves da cidade maravilhosa

Um dos maiores fotógrafos de aves do país, João Quental se uniu a Renato Rizzaro para produzir um guia com 120 fotos de aves do Rio de Janeiro

Salada Verde
26 de abril de 2020

Guia: as aves da costa brasileira

Com 75 fotografias, poster sobre a aves costeiras completa a coleção de guias sobre as aves típicas de cada bioma do país. Veja como adquirir

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Alfredo diz:

    Pena que para comprar tem que dar um monte de informação pessoal antes mesmo de saber qual será o custo da compra. Desisti, comprarei, se possível, por outras vias.


  2. Ana Paula Benazir diz:

    Que lindo!!! Parabéns aos envolvidos! Obrigada! Já vou pedir o meu!