Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

ICMBio lança guia ilustrado sobre comportamento de peixes-bois

Duda Menegassi
segunda-feira, 15 junho 2020 17:43
Guia tem como objetivo ajudar na identificação de alguns dos comportamentos típicos de peixes-marinhos. Foto: Acervo Aquasis.

Decifrar o comportamento de animais nem sempre é uma tarefa óbvia. Para ajudar estudantes, profissionais e outros interessados a entenderem o comportamento dos peixes-bois, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou na última semana um guia ilustrado sobre o comportamento desses dóceis mamíferos aquáticos. O livro foi produzido com apoio de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) e pode ser acessado gratuitamente online.

A publicação, feita com uma linguagem acessível e ilustrações didáticas, mostra diferentes atitudes dos peixes-bois e uma padronização de interpretação baseada nas observações dos pesquisadores. O objetivo é ajudar a identificar comportamentos em relação ao contato, alimentação, reprodução, movimentação, descanso e até aspectos clínicos.

No Brasil ocorrem duas espécies de peixes-bois, o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) e o peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis), o maior mamífero aquático herbívoro da Bacia Amazônia. Ambas as espécies estão ameaçadas de extinção e são objeto de iniciativas diversas de conservação que incluem o resgate, a reabilitação e soltura.

Acesse aqui a publicação: “Comportamento de peixes-bois – Guia Ilustrado