Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Ibama terá que indenizar dono de aves que morreram em criadouro federal

Daniele Bragança*
domingo, 7 abril 2019 20:13
Caturrita. Foto: Wikipédia.

O Ibama terá que pagar cerca de 14,6 mil reais a um dono de aves silvestres que morreram durante a permanência em um criadouro federal. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O caso ocorreu há 12 anos, quando o Ibama recolheu um papagaio e uma caturrita após uma ação de fiscalização. Na ocasião, o órgão alegou ausência de licença e necessidade de convívio com outros de sua espécie. O dono ajuizou ação na Justiça Federal contra a apreensão e em 2009 a ação foi julgada improcedente.

O autor recorreu ao tribunal e a sentença foi reformada. Quando a decisão finalmente saiu, em 2015, os animais, que haviam sido depositados sob os cuidados do Zoológico da Universidade Federal de Passo Fundo, já estavam mortos. O dono, então, entrou novamente na justiça pedindo indenização por dano moral e material e conseguiu.

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre condenou o Ibama, que recorreu, alegando que a “morte é um fato natural para o ser vivo”.

Na segunda instância, o relator do caso, desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, manteve a decisão da 9ª Vara. “A condenação por perdas e danos mostra-se cabível quando inviável, por qualquer motivo, o cumprimento da obrigação de fazer nos termos em que determinada no título executivo”.

O magistrado, no entanto, diminuiu pela metade o valor da indenização anteriormente estipulado, “observadas as circunstâncias do caso e atendendo aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, concluiu o relator.

O autor deverá receber R$ 6.125,00 pela caturrita, e R$ 8,5 mil pelo papagaio, atualizados com juros, a partir da data da morte das aves (setembro de 2008 a caturrita e maio de 2011 o papagaio).

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

 

Leia Também 

Criador de pássaros processa Ibama por danos morais e perde

Tráfico de animais silvestres: Maldade de estimação

Ibama identifica 1277 animais vendidos pela internet e monta operação

 

5 comentários em “Ibama terá que indenizar dono de aves que morreram em criadouro federal”

      • Se a pessoa pegou um filhote do ninho e não o soltou novamente nem o enviou a um local adequado (CETAS), isso foi caça. Pode não ter sido o "grande tráfico", mas continua sendo criminoso e errado. E merece punição, não passada de pano.

        Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.