Governo institui grupo para coordenar concessão de visitação em parques
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Governo institui grupo para coordenar concessão de visitação em parques

Daniele Bragança
quarta-feira, 31 julho 2019 8:55
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde o serviço de visitação é concedido à iniciativa privada. Foto: Mauricio Mercadante/Wikiparques.

O Ministério do Meio Ambiente oficializou a criação de uma comissão de planejamento para coordenar à concessão de visitação em parques nacionais. A comissão será presidida pelo ministro Ricardo Salles (Novo). A portaria saiu na edição de terça-feira (30) no Diário Oficial da União.

Caberá ao grupo propor e avaliar políticas, iniciativas e definir estratégias para a implementação da concessão de serviços, áreas ou instalações de unidades de conservação federais. A concessão do uso público em unidades de conservação à iniciativa privada é uma das bandeiras do ministro Ricardo Salles.

A comissão será composta por seis pessoas. Além do ministro, participará do grupo a secretária-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini; o secretário de Ecoturismo, André Pitaguari Germanos; o presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Cel PM Homero de Giorge Cerqueira; o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Instituto Chico Mendes, Cel PM Fernando Cesar Lorencini; e o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, Ten Cel PM Simanovic.

A comissão também definirá a modelagem da concessão de serviços e coordenará as ações que envolvam as concessões.

Em maio, o ministro do Meio Ambiente afirmou que pretende conceder 20 parques nacionais à iniciativa privada ainda este ano. Entre as unidades, estão joias da caroa da conservação como os parques de Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada dos Guimarães (MT) e Aparados da Serra (RS).

 

 

Leia Também 

Bolsonaro diz que irá rever taxa cobrada em Fernando de Noronha

Vídeo: Qual o impacto das concessões nos parques nacionais? Por Fernando Sousa

Audiências públicas discutem concessões em Parques Nacionais

 

1 comentário em “Governo institui grupo para coordenar concessão de visitação em parques”

  1. O advento de concessões para que serviços veiculamos ao uso público de UCs representa uma possibilidade inteligente para otimizar a demanda de recepção de visitantes num conjunto de atividades que claramente podem ser geridas e executadas por entres privados. No entanto a perspectiva isolada de exploração desses serviços sem que no entanto as UCs contemplava-se disponham de serviços fundamentais para a gestão dessas áreas, dos quais o uso público representa tão somente uma fração das demandas requeridas, soa mais como uma atividade parasita, que explora um corpo e sos poucos vai exaurindo as suas condições de manter-se vivo. Desde que os atuais gestoras dos órgãos ambientais não queiram tão somente “ se ver livres” de despesas com essas áreas, quem sabe as concessões somem com a responsabilidade maior da gestão completas dessas UCs.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.