Salada Verde

Entidades temem que saída da Vara Federal em Angra interfira no combate a crimes ambientais

Em carta endereçada ao desembargador Reis Friede, presidente do TRF2, organizações pedem que órgão reconsidere a decisão de fechar a Vara Federal Única

Sabrina Rodrigues ·
6 de novembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Organizações assinam carta pedindo que não haja o fechamento da Justiça Federal em Angra dos Reis. Foto: Pixabay.

Organizações ambientais endereçaram uma carta ao desembargador Reis Friede, presidente do Tribunal Regional da 2ª Região (TRF2), pedindo que reconsidere uma eventual decisão de fechar a Justiça Federal no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo as entidades, a proteção do meio ambiente e preservação das espécies em extinção da Baía de Sepetiba e em especial Baía da Ilha Grande sofreriam um grande impacto caso o combate aos crimes ambientais fique enfraquecido.

“Os Municípios de Angra dos Reis e Paraty possuem centenas de praias marítimas e também centenas de ilhas oceânicas, os quais, pela Constituição Federal, são bens da União (art. 20, inciso IV). Da mesma forma, grande parte do território de ambos os Municípios está localizado em Terrenos de Marinha, os quais, da mesma forma, são bens da União (art. 20, inciso VII)”, escrevem os signatários da carta. “Todos esses fatores acima fazem com que praticamente todos os problemas ambientais mais graves sejam de competência da Justiça Federal de Angra dos Reis. Não só: todos os aspectos que digam respeito ao licenciamento das Usinas Nucleares, bem como danos ao meio ambiente são de competência da Justiça Federal e atribuição do Ministério Público Federal”, alegam.

O Tribunal Regional da 2ª Região (TRF2) alega que necessita reduzir custos operacionais e que há um estudo em curso para transferir a Vara de Angra para Volta Redonda, onde já há três Varas Federais e dois Juizados Especiais, mas que ainda não há prazo para o fechamento da Vara Federal Única de Angra dos Reis. 

“A alteração, caso se concretize, seria realizada com a manutenção de um posto avançado em Angra dos Reis, que manteria alguns serviços, como perícias e audiências”, afirmou o órgão, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Saiba Mais

Carta ao desembargador  Reis Friede, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região

 

 

Leia Também

Bolsonaro quer usar dinheiro saudita para extinguir a Estação Ecológica de Tamoios

Alerj aprova projeto que cria reserva sustentável em Ilha Grande

Transbordo de petróleo a menos de 4km da ESEC Tamoios alarma ambientalistas de Angra

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
18 de agosto de 2019

Transbordo de petróleo a menos de 4km da ESEC Tamoios alarma ambientalistas de Angra

Empresa solicita licença para fazer transferência de derivados de petróleo entre navios e barcaças próximo de duas unidades de conservação na baía de Angra dos Reis

Notícias
6 de maio de 2014

Alerj aprova projeto que cria reserva sustentável em Ilha Grande

Nova Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro nasce da redução e recategorização de outras 2 unidades de conservação estaduais.

Salada Verde
30 de outubro de 2019

Bolsonaro quer usar dinheiro saudita para extinguir a Estação Ecológica de Tamoios

Plano de transformar local onde foi multado em 2012 em uma espécie de ‘Cancún tupiniquim’ é exaltado em encontro com empresários sauditas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Guedes diz:

    Quem assinou a carta podia bancar a manutenção da justiça lá.