Salada Verde

Doria passa Cadastro Ambiental Rural para a Secretaria de Agricultura

Em decreto publicado nesta terça-feira (12), governo de São Paulo esvazia um pouco mais as atribuições da pasta ambiental do estado

Sabrina Rodrigues ·
12 de março de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Para muitos ambientalistas, João Doria segue em frente com a sua agenda antiambiental. Foto: Governo do Estado de São Paulo/Flickr.

O governador de São Paulo, João Doria, imitou o governo federal e retirou da área ambiental a atribuição de cuidar do cadastro ambiental rural e transformou em função da pasta que cuida da Agricultura. A mudança foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado.

O Decreto nº 64.131/2019 transfere parte das atribuições que ficavam na Secretaria de Meio Ambiente – atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que agora ficará responsável pelo Sistema de Cadastro Rural Ambiental do Estado de São Paulo – SICAR-SP.

De acordo Maurício Tuffani, do Direto da Ciência, o realocamento é motivado para colocar na Agricultura a implementação do CAR. De caráter declaratório, o cadastro ambiental rural identifica as áreas de reserva legal e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Com o cadastro, os órgãos ambientais saberão quem tem passivo ambiental e quem está seguindo o que determina a lei.

Esvaziamento

O governo de São Paulo já havia modificado a estrutura da pasta ambiental no começo do ano, ao unificar três secretarias em apenas uma. A atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) nasceu da fusão das Secretarias do Meio Ambiente; de Saneamento e Recursos Hídricos; e de Energia e Mineração.

Segundo o Direto da Ciência, a criação desta supersecretaria é preocupante, uma vez que a Sima possui como atribuições a aprovação e o controle da aplicação dos recursos de compensação ambiental, advindos de empresas envolvidas com obras de grande impacto ambiental. Agora, numa mesma secretaria e sob os cuidados de um mesmo secretário, ficam os órgãos responsáveis por realizar obras de saneamento, usinas de energia elétrica, construção de barragens e institutos responsáveis por fiscalização, controle e licenciamento.

 

Leia Também

João Doria não destinará dinheiro para a criação do Parque Augusta

Doria define os parques de São Paulo que irão para a iniciativa privada

Serviço Florestal Brasileiro passa a integrar o Ministério da Agricultura

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
2 de janeiro de 2019

Serviço Florestal Brasileiro passa a integrar o Ministério da Agricultura

Autarquia responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) deixa de ser ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Este é um dos primeiros atos do novo governo

Salada Verde
13 de dezembro de 2016

Doria define os parques de São Paulo que irão para a iniciativa privada

Serão 15 parques disponibilizados para concessão privada. Futura gestão estuda ainda conceder mais 80 unidades para a exploração comercial

Salada Verde
5 de outubro de 2016

João Doria não destinará dinheiro para a criação do Parque Augusta

Decisão retira compromisso de desapropriar construtoras donos do terreno, que exigiam 120 milhões da Prefeitura para desistirem de projeto imobiliário no mesmo local.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.