Salada Verde

Dia do Meio Ambiente terá desafio nas redes sociais com foco na poluição do ar

ONU lançou um site em português voltado para a poluição atmosférica. Além disso, cidadãos poderão postar fotos e vídeos nas redes para pedir às autoridades ações contra o problema

Sabrina Rodrigues ·
27 de maio de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A China sediará as comemorações do Dia Mundia do Meio Ambiente, no dia 05 de junho. O tema deste ano é poluição do ar. Foto: Robert Pastryk/Pixabay.

Nove entre dez pessoas no mundo respiram ar poluído, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de mortes causadas pela poluição do ar em ambientes externos em todo o mundo chega a 8,8 milhões de pessoas por ano, segundo cientistas do Instituto alemão Max Plank e da Universidade Johannes Guterberg, em Maiz. Com foco nesse problema, a ONU decidiu que o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente será a “poluição do ar” e lançou, pela primeira vez, um site especial em português, com direito a mapa interativo e atualização em tempo real para registrar os eventos, onde os usuários poderão descobrir onde estão as ações mais próximas.

Ao acessar o site, o cidadão verá uma linha do tempo com a história do Dia Mundial do Meio Ambiente. Saberá mais sobre o país anfitrião da data, que este ano é a China. Além disso, a plataforma contém dados sobre a poluição atmosférica, oferece um teste de conhecimentos sobre o assunto e reúne publicações e uma série de reportagens.

Desafio da Máscara

A ONU Meio Ambiente desafia cada cidadão a postar fotos e vídeos com o rosto e a boca cobertos por lenços, máscaras de ar, e outras expressões criativas nas redes sociais, como forma de pedir aos líderes e governos ações por um ar mais limpo.

O Desafio da Máscara terá duas etapas. A primeira será entre os dias 24 a 04 de junho, onde os usuários do Instagram, Twitter e Facebook poderão postar uma foto ou um vídeo cobrindo a boca e o nariz, além de assumir um compromisso para reduzir a poluição do ar, marcando três pessoas, organizações ou empresas a fazerem o mesmo.

A segunda e última etapa acontecerá no dia 05 de junho. As mesmas pessoas deverão tirar uma foto ou fazer um vídeo sempre usando as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente, #CombataApoluiçãoDoAr nas publicações e registrando o compromisso assumido e postar nas suas redes sociais. É importante lembrar que ao postar os vídeos e as fotos, as pessoas que aderiram ao Desafio da Máscara deverão marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) ou @onu_meio_ambiente (Instagram).

Saiba Mais

https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

 

Leia Também

Nove entre dez pessoas no mundo respiram ar poluído, diz OMS

Brasil não cumpre legislação sobre qualidade do ar

Novo alerta sobre impacto da poluição do ar na saúde é divulgado, mas Brasil não escuta

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
19 de março de 2019

Novo alerta sobre impacto da poluição do ar na saúde é divulgado, mas Brasil não escuta

Pesquisa indica que poluição do ar em ambientes externos mata 8,8 milhões de pessoas no mundo, o dobro da estimativa antes divulgada

Reportagens
10 de dezembro de 2017

Brasil não cumpre legislação sobre qualidade do ar

Risco para a saúde e meio ambiente, o país mal sabe o quadro de poluição porque a maioria dos estados sequer avalia as emissões de poluentes

Salada Verde
2 de maio de 2018

Nove entre dez pessoas no mundo respiram ar poluído, diz OMS

Organização Mundial da Saúde revela ainda que a poluição atmosférica já causou cerca de 4,2 milhões de mortes em 2016 e que 7 milhões de pessoas morrem todos os anos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.