Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Covid-19: aprenda como descartar corretamente as máscaras de proteção

Salada Verde
domingo, 4 outubro 2020 8:32

Gotículas de ar e o contato humano estão entre as formas de propagação do novo coronavírus. Para evitar a proliferação da doença, as máscaras de proteção foram recomendadas por órgãos de saúde e autoridades. O que muita gente se esquece é que o utensílio, essencial no novo cotidiano das pessoas, precisa de cuidados especiais quando descartado. Por esse motivo, o Instituto Akatu reuniu importantes informações sobre o correto descarte desse material.

Além de se tornar um potencial meio de propagação do vírus, descartar o utensílio de maneira incorreta pode aumentar a poluição, especialmente em mares e oceanos. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o plástico da máscara cirúrgica pode demorar mais de 400 anos para se decompor. Uma pesquisa científica estimou que existam pelo menos 5 trilhões de pedaços de plásticos (equivalente a mais de 268 mil toneladas) nos oceanos.

O levantamento do instituto incluiu as orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Dentre as recomendações está o armazenamento de máscaras em dois sacos plásticos, bem amarrados e com a sinalização que contém o material utilizado na prevenção da COVID-19. Em nenhum momento, o descarte desse objeto deve ser feito em lixo reciclável. (Marcos Furtado)

Leia Também 

Medidas de isolamento aumentam a quantidade de lixo doméstico e hospitalar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.