Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Coleção botânica do Museu Goeldi está disponível no herbário virtual Reflora

Daniele Bragança 
terça-feira, 26 maio 2020 10:00
Achyranthes aspera L. Herbário de origem: New York Botanical Garden (NY00493775). Reprodução/Reflora.

Mais de 57 mil imagens de amostras botânicas que pertencem ao acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) passaram a integrar o Herbário Virtual Reflora, plataforma lançada em 2013 pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A instituição paraense possui uma dos maiores acervos de amostras botânicas de espécies da Amazônia do país.

As imagens disponibilizadas são de exsicatas, amostras de plantas secas fixadas em cartolinas. Ao todo, o Reflora possui 60 mil amostras do Museu Goeldi, o que representa pouco mais de 20% do acervo.

“É uma enorme satisfação poder disponibilizar esse material, que realça a importância da coleção botânica centenária do Museu Goeldi e o papel das instituições públicas na conservação e disponibilização do conhecimento”, afirmou Ana Luisa Albernaz, diretora do MPEG.

Criado em 1895, o Herbário do Museu Goeldi resguarda parte importante da história do conhecimento sobre a flora amazônica, com diversos tipos nomenclaturas, amplo acervo de coleções de naturalistas pioneiros no estudo da flora regional, além de milhares de amostras coletadas nas últimas décadas.

Disponibilizar o acervo no Herbário Virtual facilita o trabalho do especialista e do público interessado. E é fundamental para o trabalho sobre o conhecimento da flora brasileira e sua variedade. Com as novas amostras, o Reflora chega a mais de 3,7 milhões de imagens disponibilizadas.

 

Leia Também 

Herbário Virtual cria uma rede poderosa

Minha terra tem palmeiras por Harri Lorenzi

Conheça o herbário virtual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.