Salada Verde

Ambientalistas pedem ao MPF ações urgentes para conter degradação da Amazônia

Representação de mais de 100 organizações não governamentais querem a aplicação de políticas públicas para a região. Grupo alerta para o risco de um colapso

Sabrina Rodrigues ·
19 de novembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ambientalistas alertam para o risco de um quadro irreversível em 20 ou 30 anos. Acima, desmatamento ilegal no Pará. Foto: Marcio Isensee e Sá.

Uma representação de mais de 100 organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente foi enviada nesta terça-feira (19) ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo que providências urgentes sejam tomadas para travar a atual degradação da Amazônia. 

O documento de 79 páginas foi elaborado um dia depois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgar os dados de desmatamento no bioma. Entre região entre 1º de agosto de 2018 e 31 de junho de 2019, a região perdeu 9.762 quilômetros quadrados de florestas, o equivalente a área de oito cidades do Rio de Janeiro.

“Trata-se de pedido de providências urgentes frente à devastação da região amazônica, sob a perspectiva de apuração de indícios de improbidade administrativa dos gestores de plantão, assim como o desmantelamento de aspectos estruturais do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA)”, declaram os signatários no documento.  

Os ambientalistas também alertam sobre o fato de que a falta de políticas públicas para o controle da situação pode levar a região a um quadro irreversível em 20 ou 30 anos. 

“Com cerca de 20% da Amazônia legal desmatada, estamos muito próximos do ponto de irreversibilidade, estimado em 25%, e que no ritmo atual pode ser atingido em aproximadamente 20 anos. Os limites da capacidade de suporte para aquele sistema, uma vez rompidos, gerariam danos para o equilíbrio hidrológico da América do Sul, que depende a transposição de umidade para sua manutenção, fenômeno conhecido por ‘Rios Voadores’”, ressaltam.

Entre as providências pedidas pelo grupo estão: o aumento de fiscalização, principalmente nas áreas mais atingidas; ações corretivas como aplicação efetiva de multas; apreensão de veículos e outros equipamentos utilizados para cometimento de crimes ambientais; e a obrigatoriedade dos proprietários das áreas desmatadas recuperarem trechos degradados.  

Saiba Mais

Providencias Amazônia

 

Leia Também

Amazônia perdeu área equivalente a 8 cidades do RJ entre 2018 e 2019, aponta sistema Prodes

Desmatamento na Amazônia aumentou 80% em setembro, diz Imazon

Organizações criminosas e impunidade impulsionam desmatamento na Amazônia, diz relatório

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
17 de setembro de 2019

Organizações criminosas e impunidade impulsionam desmatamento na Amazônia, diz relatório

Estudo elaborado pela ONG Human Rights Watch catalogou casos de violência e intimidação envolvendo desmatamento ilegal na Amazônia. Discurso anti-ambiental de Bolsonaro é estimula práticas ilegais

Notícias
6 de novembro de 2019

Desmatamento na Amazônia aumentou 80% em setembro, diz Imazon

Pará lidera o ranking dos estados que mais desmataram. Segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), a Amazônia perdeu 802 km² de floresta 

Reportagens
18 de novembro de 2019

Amazônia perdeu área equivalente a 8 cidades do RJ entre 2018 e 2019, aponta sistema Prodes

Desmatamento na Amazônia Legal chegou perto de 10 mil km², valor que representa alta de 29,5%, em comparação com ano anterior

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.