Salada Verde

4ª Câmara do MPF lança coletânea sobre as duas décadas da lei do Snuc 

Um dos capítulos da publicação aponta ilegalidades no Projeto de Lei do senador Flávio Bolsonaro para extinguir a Estação Ecológica de Tamoio, em Angra dos Reis (RJ)

Marcos Furtado ·
14 de janeiro de 2021 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF) lançou na última terça-feira (12) uma coletânea de artigos com temas relacionados ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc). O conjunto de sete publicações, selecionado por meio de edital em comemoração às duas décadas (completadas no ano passado) do sistema que faz a gestão das unidades de conservação no Brasil, aborda assuntos que vai da zona de amortecimento à sobreposição de unidades de conservação com terras indígenas. 

O primeiro capítulo da publicação analisa a proposta que quer extinguir a Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O artigo, assinado pela procuradora Monique Cheker, aponta ilegalidades no projeto de lei n° 6479, de 2019, proposto pelo senador Flávio Bolsonaro, para transformar Tamoios em Área Especial de Interesse Turístico. A procuradora destaca duas irregularidades: a ausência de um estudo feito pela Embratur, “necessários à declaração de Área Especial ou Local de Interesse Turístico”, de acordo com a lei nº 6.513, de 1977; e a existência do decreto nº 84.973, de 1980, que determina a criação de estações ecológicas em áreas próximas de usinas nucleares. 

O Snuc foi instituído pela lei nº 9.985, em 18 de julho de 2000. A mais recente publicação do MPF tem o objetivo de traçar um panorama sobre legislação relativa às Unidades de Conservação da Natureza e sobre os desafios da efetividade dos instrumentos de proteção dessas áreas. (Marcos Furtado)

 

 

Leia Também 

Sob ameaças, lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 20 anos

 

  • Marcos Furtado

    Escreveu para ((o))eco, Estadão, Folha de SP, Colabora. Ganhou o Prêmio Santander Jovem Jornalista e teve o 3º lugar em concurso do ICFJ

Leia também

Reportagens
19 de julho de 2020

Sob ameaças, lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 20 anos

Ainda que exista campo para aprimoramentos na lei, especialistas defendem que no atual cenário político o importante é impedir retrocessos

Notícias
27 de janeiro de 2020

Flávio Bolsonaro quer extinguir Esec de Tamoios, reserva onde o pai foi multado

Senador apresentou em dezembro projeto de lei que torna a Costa Verde área de especial de interesse turístico e extingue área de proteção integral

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.