Geonotícia
Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

Black Marble e as luzes vistas do espaço

Paulo André Vieira
segunda-feira, 10 dezembro 2012 3:33

“Nada nos diz mais sobre a disseminação dos seres humanos em toda a Terra do que as luzes da cidade”, afirma Chris Elvidge, um cientista da NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. A animação abaixo, chamada de Black Marble em oposição à tradicional Blue Marble, foi criada utilizando fotos de satélite tiradas entre 18 de abril e 23 de outubro de 2012. Foram mais de 312 órbitas ao redor de nosso planeta e 2.5 terabytes de dados gerados pelo satélite Suomi NPP, cujos sensores podem distinguir luzes durante a noite centenas de vezes melhor do que os satélites anteriores.

Abaixo você pode comparar três visualizações distintas de nosso planeta visto durante a noite, feitas em três momentos distintos (clique em cada uma para ampliar). A primeira delas foi feita 17 anos atrás, entre outubro de 1994 e março de 1995:

Esta próxima imagem mostra as luzes noturnas durante o ano de 2003:

E, finalmente, uma imagem de 2012, criada com as mesmas imagens usadas para gerar a animação lá em cima:

Abaixo você pode ver o Brasil, e recortes de algumas regiões do Brasil: