Frases do Meio Ambiente
Os melhores pensamentos sobre a Natureza

12 Frases de Meio Ambiente sobre a Fauna


quinta-feira, 29 agosto 2019 9:00


Ao longo da história humana, a relação com os animais oscilou do fascínio ao medo, do companheirismo à caça predatória. Mas a verdade é que ao se autoproclamarem “animais racionais”, os seres humanos se separaram do resto da fauna do planeta e criaram para si uma posição de superioridade e domínio. A mesma humanidade que enaltece o cachorro como “o melhor amigo do homem”, é aquela que vorazmente caça espécies até a sua extinção ou os maltrata por dinheiro e diversão. 

De olho nessa balança — nem sempre positiva — da relação do homem com os bichos, ((o)) eco preparou uma coletânea de frases sobre a fauna.

Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.

Immanuel Kant, filósofo

Creio que os animais veem no homem um ser igual a eles que perdeu de forma extraordinariamente perigosa o são intelecto animal. Veem nele um ser irracional que ri, chora. Um animal infeliz.

Friedrich Nitzsche, filósofo

O homem fez da terra um inferno para os animais. Arthur Schopenhauer, filósofo.

Arthur Schopenhauer, filósofo

Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si.

James Froude, historiador

Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade.

Leonardo da Vinci, gênio

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.

Victor Hugo, escritor

Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhorem nem levem em consideração as condições dos animais.

Abraham Lincoln, político

Aos estudar as características e a índole dos animais, encontrei um resultado humilhante para mim.

Mark Twain, escritor

Nós escravizamos os outros animais da Criação, e tratamos nossos primos distantes de pele e penas tão mau que, sem dúvida, se eles fossem capazes de formular uma religião, imaginariam o demônio com uma forma humana.

William Ralph Inge, padre anglicano

Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que nós não estamos contribuindo para o sofrimento deles.

Linda McCartney, fotógrafa

Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.

Dr. Louis J. Camuti, veterinário

 


Leia Também

5 Frases do Meio Ambiente sobre o futuro

10 Frases do Meio Ambiente sobre aves

5 Frases do Meio Ambiente sobre a Amazônia

 

 

 

1 comentário em “12 Frases de Meio Ambiente sobre a Fauna”

  1. No momento em que se pretende discutir um novo projeto de lei sobre caça e proteção à fauna silvestre, é necessário que se leve em conta os seguintes aspectos.
    A questão da caça e da proteção à fauna precisa levar em conta o fato de que não se pode proteger uma espécie isolada do seu ambiente físico e biótico. Não adiantaria pretender proteger uma espécie se o Poder Público não cuida da preservação das condições mínimas da área e habitat de que ela necessita.
    As experiências de países dos 5 continentes e do Brasil levam os técnicos a recomendar o estabelecimento de parques e reservas como única esperança de conservação da fauna e flora, que se ressentem da interferência humana direta ou indireta, pela eliminação de espécies que oferecem perigo às criações domésticas e às culturas agrícolas; e indiretas pelas modificações do ambiente físico e biótico que o desmatamento acarreta.
    A exploração comercial da fauna silvestre como indústria extrativa não deve mais encontrar acolhida em países civilizados. Não por razões de ordem sentimental, mas por um imperativo de ordem biológica.
    O caçador nativo e o caçador furtivo não causam uma fração do mal por que é responsável o caçador profissional que visa o lucro fácil.
    As intervenções do homem no equilíbrio da natureza tem sido marcadas pelo insucesso, senão pelo desastre. A praga dos coelhos introduzidos na Austrália, do mangusto na Martinica e das abelhas africanas entre nós são exemplos clássicos.
    O planejamento e a execução de uma política avançada de proteção da fauna silvestre impõe-se em caráter eminentemente técnico.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.