Notícias

O imortal condor-dos-andes

Ave considerada como símbolo de poder, saúde e longevidade pelas culturas andinas, paradoxalmente, se encontra ameaçada de extinção.

Rafael Ferreira ·
13 de março de 2014 · 10 anos atrás

O perfil do condor-dos-andes ([i]Vultur gryphus[/i]) macho, com seu característico , sobre o bico. Foto:
O perfil do condor-dos-andes ([i]Vultur gryphus[/i]) macho, com seu característico , sobre o bico. Foto:

Na mitologia inca, o condor-dos-andes (Vultur gryphus) é imortal. Segundo a lenda, quando começa a se sentir velho, que suas forças se esgotam, pousa no pico da mais alta montanha, dobra suas asas, recolhe suas pernas e se deixa cair, até atingir o fundo dos rios. Esta morte é simbólica, já que através deste ato, o condor retorna ao ninho nas montanhas, onde renasce em um novo ciclo, uma nova vida. O condor também era o mensageiro de bons e maus presságios, e também responsável pelo nascer-do-sol, já que era ele que levava a estrela acima das montanhas todas as manhãs, dando início ciclo da vida.

A ave também simboliza a força e a inteligência, poder e saúde. Para alguns era associado com deuses solares, para outros era considerado o governante do mundo superior. Era um animal respeitado pelos povos andinos desde antes da colonização da América. Nos tempos modernos é símbolo nacional da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. É o pássaro nacional da Bolívia, Chile, Colômbia e Equador.

O Vultur gryphus é natural da região dos Andes, na América do Sul, incluindo as montanhas de Santa Marta. Ao norte, está presente na Venezuela e na Colômbia, em poucos números, seguindo para ao longo da Cordilheira dos Andes no Equador, Peru, Chile, Bolívia e oeste da Argentina até a Terra do Fogo (Tierra del Fuego). Seu habitat ideal são os campos abertos e pouco florestados ou área alpinas com elevação de até 5 mil metros, que lhe permitem detectar carniça do ar, como é o caso dos páramos andinos ou áreas rochosas e montanhosas em geral. Por vezes, pode ser encontrado nas planícies ao leste da Bolívia e sudoeste do Brasil, onde já foi avistado nos estados Mato Grosso e no Paraná.

O condor-dos-andes é uma das aves de maior envergadura (medida da largura da ponta de uma asa à outra) do mundo, com 270 a 330 centímetros. O condor adulto mede até 142 centímetros de altura, 100 a 130 centímetros de comprimento e pesa de 11 a 15 kg, no caso do macho, e de 8 a 11 kg, no caso da fêmea. Diferente da maioria das aves de rapina, o macho é maior do que a fêmea. O macho também apresenta uma notável cresta carnosa na cabeça (carnosidade sobre o bico), ausente nas fêmeas.

Possue uma cabeça sem penas e pequena em relação ao corpo, geralmente avermelhada, embora possa mudar de cor a depender do estado emocional do animal. A cabeça e o pescoço são meticulosamente mantidos limpos pelo pássaro: sua calvície é uma adaptação evolutiva para a higiene, permitindo que a pele a ser exposta aos efeitos esterilizantes da desidratação e luz ultravioleta em altas altitudes.

A plumagem é uniformemente preta, à exceção de um colar de penas brancas na base do pescoço e, especialmente nos machos, grandes manchas ou faixas brancas nas asas que só aparecerão após a primeira muda de penas do pássaro. O bico, em forma de gancho, é pontudo e cortante. Nos pés, o dedo do meio é muito alongado, e o traseiro é apenas ligeiramente desenvolvido, enquanto as garras de todos os dedos são curtas e sem corte. Os pés são, portanto, mais adaptados à camnhar e são de pouco uso como armas ou para agarrar como em outras aves de rapina.

Em vôo sobre o Colca Canyon, Arequipa, no Peru.
Em vôo sobre o Colca Canyon, Arequipa, no Peru.

O condor andino é uma ave necrófaga, ou seja, se alimenta exclusivamente de carniça (animais mortos). Uma vez localizado o cadáver, ele não desce imediatamente para comer, mas sobrevoa ou pousa em algum lugar pode observá-lo com clareza. Um ou dois dias podem passar antes de finalmente se aproximar. Um condor pode comer cerca de 5 kg de carne por dia e podem também jejuar até cinco semanas.

Condores selvagens habitam grandes territórios, e é comum viajarem por mais de 200 km por dia em busca de carniça. Se alimentam das maiores carcaças disponíveis, o que pode incluir lhamas, alpacas, guanacos, emas, veados e tatus. Também invadem os ninhos de pássaros menores para se alimentar de ovos. Em áreas rurais, se contentam com animais domésticos, gado, cavalos, burros, mulas, ovelhas, porcos e cabras. Para os condores que vivem ao longo da costa, a dieta consiste principalmente de carcaças de mamíferos marinhos encalhados, em grande parte cetáceos.

A espécie atinge a maturidade sexual aos cinco ou seis anos de idade. O casal constrói seu ninho em locais pouco acessíveis, com altitudes de 3 mil até 5 mil metros, em buracos nas paredes no alto das montanhas ou em grandes árvores mortas ou secas. O ninho é construído com gravetos e raízes e, para deixá-lo firme e colado, eles se utilizam de suas próprias fezes.

A fêmea deposita um ou dois ovos, no máximo, a cada dois anos, nos meses de fevereiro e março. O ovo pesa cerca de 280g e mede entre 75 a 100 mm de comprimento. Após 54 a 58 dias de incubação, que é realizada por ambos os pais, o ovo eclode. Se o filhote ou ovo é perdido ou removido, outro ovo é colocado para tomar o seu lugar. (Esta, aliás, é uma técnica utilizada por pesquisadores e criadores para dobrar a taxa de reprodução do animal: aproveitam este comportamento do animal, para retirar o primeiro ovo, fazendo com que os pais coloquem um segundo, que lhes será permitido criar).

Os condores jovens se tornam hábeis para o vôo após seis meses de vida, mas continuam a alojar-se e a caçar com os pais até os dois anos de idade, quando são deslocados para dar espaço a uma nova postagem de ovos. Por ser uma ave de maturação lenta, sem predadores naturais, um condor andino pode viver até os 50 anos de idade ou mais.

O condor Vultur gryphus é considerado pela IUCN como espécie Quase Ameaçada. Como é adaptado para mortalidade muito baixa (isto é, poucas causas de morte natural ou prematura) e tem taxas reprodutivas correspondentemente baixas, o condor-dos-andes é extremamente vulnerável à perseguição humana, que decorre, na maior parte das vezes, na percepção equívoca por agricultores de que é responsável por ataques a animais. Outras ameaças à sua população incluem perda de habitat necessário, envenenamento secundário de animais mortos por caçadores e perseguição. Está ameaçada principalmente na parte norte de sua área de ocorrência, e é extremamente raro na Venezuela e na Colômbia, onde ele sofreu quedas consideráveis nos últimos anos.

 

 

Leia também
Fiquem com o saí-azul
Toninha, o primo discreto
A verdade sobre a tartaruga-da-amazônia

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. reginasuely diz:

    os condores e maguinanimo