
Em poucos cliques, internautas de todo mundo poderão acessar o maior acervo de imagens de plantas reunidas no Brasil: são mais de 420 mil imagens de plantas em alta resolução disponível no Herbário Virtual-Reflora, plataforma lançada ontem (30) pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A coleção virtual é uma mão na roda para pesquisadores e leigos interessados em Botânica. “O Herbário Virtual Reflora e a Lista online da Flora do Brasil (lançada pelo JBRJ em 2010) são os primeiros passos para a elaboração da Flora do Brasil – com todas as descrições, chaves de identificação e imagens – até 2020, uma das metas da Convenção para a Diversidade Biológica da qual o Brasil é signatário”, afirma Rafaela Campostrini Forzza, coordenadora do Herbário. Os dois sistemas são integrados, de forma que ao consultar uma amostra, é possível verificar o nome científico aceito na Lista, e vice-versa.
Pesquisadores viajam para países onde estão guardados exemplares das espécies estudadas ou pedem amostras pelo correio. Usando a plataforma, esse deslocamento não será necessário em muito dos casos. Em outros, onde as plantas precisam ser abertas e analisadas com lupa, o acervo servirá para o pesquisador fazer uma pré-seleção do material que deseja estudar.
Leia Também
Herbário Virtual cria uma rede poderosa
Museu Goeldi inova com Censo da Biodiversidade Amazônica
Plantas ganham lista virtual completa
Leia também
Amazonas renovará licença ambiental com uso de AI
Norma do IPAAM permite uso de inteligência artificial e autodeclaração para renovar Licença de Operação de indústrias; Órgão defende novo dispositivo →
APIB alerta que acordo UE–Mercosul ameaça direitos indígenas e agrava crise climática
Entidade afirma que tratado comercial amplia pressão sobre territórios, ignora consulta prévia e transfere custos socioambientais ao Sul Global →
Diagnóstico Interno de Diversidade da Associação O Eco
Este diagnóstico apresenta o primeiro levantamento sistematizado de diversidade e representatividade realizado pela Associação O Eco. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da transparência institucional e no aprofundamento do compromisso da organização com a reflexão crítica sobre quem são as pessoas que constroem, cotidianamente, o trabalho da associação. A realização deste diagnóstico só →




