Notícias

Saola, o enigmático mamifero asiático

Descoberta há 23 anos, ainda se sabe muito pouco sobre a eespécie. O que se sabe é que, desde então, seus números caem drasticamente.

Redação ((o))eco ·
13 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás

O saola ([i]Pseudoryx nghetinhensis[/i]) foi descoberto em 1992 no norte do Vietnã. A descoberta provou ser o primeiro mamífero de grande porte novo para a ciência em mais de 50 anos. Foto:
O saola ([i]Pseudoryx nghetinhensis[/i]) foi descoberto em 1992 no norte do Vietnã. A descoberta provou ser o primeiro mamífero de grande porte novo para a ciência em mais de 50 anos. Foto:

O saola (Pseudoryx nghetinhensis) é um bovino raro encontrado nas florestas de altitude das Montanhas Anamitas que se stendem sobre o Vietnã e o Laos. O “unicórnio asiático” foi descoberto em maio de 1992 e foi o primeiro mamífero de grande porte descoberto pela ciência desde 1937. Até hoje pouco se sabe sobre o animal: ele não existe em cativeiro e, elusivo, é raro um avistamento. As informações disponíveis indicam que a espécie está em um declínio em razão da caça intensa e da fragmentação de seu habitat para construção de estradas e desmatamento para madeireiras. Apesar das tentativas de conservação, nenhuma parte da área de ocorrência da espécie é efetivamente protegida da caça. O saola é listado como “Em Perigo Crítico” na Lista Vermelha da IUCN, ameaçado por “um risco extremamente elevado de extinção na natureza” o que, dada a sua raridade, significaria a sua extinção em toda parte, sem possibilidade de recuperação ou reintrodução.

 

 

Leia Também
O retorno das ararinhas bahianas
Pinguins equatorianos numa fria
A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino

 

 

 

Leia também

Notícias
6 de fevereiro de 2015

O retorno das ararinhas bahianas

As araras-azuis-de-lear têm uma população pequena, com menos de 1000 animais. Mas o sucesso da conservação parecer mudar estes número.

Salada Verde
24 de maio de 2024

Comissão da Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime ambiental na Amazônia

Proposta também inclui penalização de servidores e agentes públicos que se omitirem diante de tais crimes. Ascema vai avaliar conteúdo do texto

Notícias
24 de maio de 2024

Desastres ambientais afetaram 418 milhões de brasileiros em 94% das cidades, diz estudo

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que cada brasileiro enfrentou, em média, mais de duas situações de desastre entre 2013 e 2023

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.