Análises

“Quilombo até embaixo d´água”

Redação ((o))eco ·
20 de julho de 2007 · 17 anos atrás

De Pe. Josep iborra Plans, zezinho

Agradeço a publicação, pelo menos parcial da resposta aos artigos qüestionados sobre o quilombo de Santo Antônio do Guaporé.
Porém sigo pensando que a linha editorial de O Eco está errada ao pensar que se trata de “conceder” 186.000 ha. bem conservados. Quem pensa que foi que conservou? Foram eles, os quiolombolas, e a comunidade do Limoeiro, inicialmente incluída na proposta. Esta parte posteriormente desmembrada do pedido da comunidade quilombola, a pedido dos índios miquelenos, que reivindicam esta área para eles, apesar de que também lá tinha moradores quilombolas. Não se trata de conceder nada, mas de devolver e reconhecer o que realmente é deles, aquilo que o Ibama se apossou de forma desconsiderada e desumana. As comunidades tradicionais são parceiras do meio ambiente, não inimigas.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.