O Eco no seu email

Prevenção E Controle De Impactos Ambientais Provocados Por Barragens

Prevenção e Controle de Impactos Ambientais Provocados por Barragens Nas últimas décadas a produção de rejeitos advinda do beneficiamento de minérios aumentou de forma significativa e, consequentemente, os riscos de acidentes socioambientais provocados pelo rompimento de suas barragens. Por conseguinte, há alguns anos, as barragens passaram a ser o alvo de intensos estudos, debates e análises, tanto por parte de ambientalistas, quanto por órgãos de fiscalização dos governos municipais, estaduais e federal.    Isto decorre em razão dos recentes incidentes ocorridos e pelo fato das barragens oferecerem riscos socioambientais em consequência da falta de uma gestão adequada para a sua segurança. Ciente do cenário atual no que tange a segurança em barragens e do meio ambiente, e ainda da carência do mercado em recursos humanos para estes fins, a Unipac-Lafaiete iniciará no segundo semestre de 2015 o curso de especialização em prevenção e controle de impactos ambientais provocados por barragens.  É uma proposta pioneira e inovadora na região, que visa a qualificação de profissionais num cenário mundial cada vez mais exigente e   competitivo. Além disso, nos dias atuais, a capacitação por meio de cursos de especialização tem se tornado o diferencial para aqueles que buscam posições de destaque no mercado de Trabalho.

Objetivos do Curso Contribuir para a formação continuada de profissionais tornando-os reflexivos com capacidade de análise crítica aliada à sua autonomia intelectual. Especificamente, pretende-se:
  • Contribuir para a formação continuada dos profissionais por meio de disciplinas específicas, seminários e trabalhos de campo, buscando especializá-los na conservação, preservação e manejo de barragens preservando o meio ambiente.
  • Prover uma formação ampla e articulada do ponto de vista crítico-avaliativo, com possibilidade, também, de agregar e sugerir novos conhecimentos.
  • Capacitar e especializar o profissional para lidar com situações em que a razão e o raciocínio lógico sejam somados à prática e teoria adquiridos.
  • Formar especialistas pós-graduados envolvidos com a sociedade tanto em seus aspectos éticos quanto econômicos, buscando soluções para problemas de interesse do bem comum.
  Perfil do Egresso O egresso terá a habilidade de interceder com competência e de forma crítica na determinação e gerenciamento de decisões que vão diagnosticar, minimizar, reparar ou precaver danos ao meio ambiente provocados por barragens. Além disso, espera-se que o egresso do curso seja capaz de: Interpretar as leis ambientais a fim de apresentar e gerenciar soluções que vão possibilitar alternativas para novas formas de pensar e lidar com os recursos naturais que estão se tornando escassos.
  • Avaliar as condições de segurança de barragens.
  • Supervisionar os recursos naturais quanto a sua qualidade e utilização.
  • Desenvolver, avaliar e criticar projetos de barragens obedecendo a legislação vigente.
  • Diagnosticar falhas e comportamentos inesperados de barragens.
  • Investigar, diagnosticar e remediar áreas contaminadas via medidas de controle.
  • Apresentar o melhor conjunto de medidas de intervenção que corroboram para a minimização de riscos. 
  Matriz Curricular e Carga Horária O curso será constituído de aulas teóricas, práticas e visitas técnicas que serão divididas em 14 (quatorze) módulos de 16 (dezesseis), 24 (vinte e quatro), 32 (trinta e duas) e 40 (quarenta) horas, perfazendo uma carga horária total de 400 (quatrocentas) horas sendo 360 presenciais e 40 de trabalho de conclusão de curso (TCC). Estes módulos serão ministrados aos sábados de 08:00 às 17:30 horas num período de até 18 (dezoito) meses.  Para a conclusão do curso, o aluno deverá cumprir 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária, ter aproveitamento satisfatório maior ou igual a 70% (setenta por cento) em todos os módulos e apresentar um seminário final do TCC com tema pertinente aos conteúdos abordados durante o curso.

Para maiores informações visite o site http://www.unipaclafaiete.edu.br/portal
ou ligue para (0xx31) 3769-4000

Endereço:

Universidade Presidente Antônio Carlos - Rodovia BR 482 km 3 - Gigante - Conselheiro Lafaiete
CEP: 36400-000 - Minas Gerais