Notícias

Cinema na vaga: PARK(ing) Day Rio de Janeiro 2012

Uma vaga de carro pode virar um cinema ao ar livre por um dia, por que não? Foi exatamente o que fizemos na Praça Tiradentes, no Centro.

Adriana Sansão · Fernando Espósito ·
6 de novembro de 2012 · 13 anos atrás


Uma vaga de carro pode virar um cinema ao ar livre por um dia, por que não? No final de setembro, foi exatamente esse o resultado produzido na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

Desde que o automóvel invadiu nossas cidades, o espaço público parece ser pensado em função dele, tendo os pedestres se transformado em um “problema” para o transporte e para a fluidez da urbe. Com o crescimento da indústria automobilística, e devido ao solo urbano cada vez menos disponível, e ao empobrecimento da qualidade espacial na maioria das cidades, cada pequeno lugar de convivência no espaço urbano passa a ser de grande valor. Nesse contexto, uma vaga de carro, tanto para o pedestre quanto para o motorista, se transforma em um espaço desejado, sobretudo no centro da cidade.

O PARK(ing) Day é um evento anual que se celebra desde o ano de 2005 em diversas cidades do mundo, na sexta-feira próxima ao dia 21 de setembro (Dia Mundial sem Carros). Artistas, arquitetos, designers e cidadãos em geral transformam o espaço público temporariamente, ocupando vagas de carro como áreas de lazer. De maneira geral, as intervenções têm como objetivo debater, através de ações concretas, a relação entre o carro e o espaço público, e a ideia é que estas ações não somente sejam discutidas entre especialistas, mas que, através de uma ação concreta, o cidadão participe de uma atividade urbana diferente, provocadora, inclusiva e dentro de seu percurso habitual pela cidade. Não se trata de travar um combate contra o automóvel, mas de gerar uma conscientização, e, ao menos por um dia, apontar para um equilíbrio no uso do espaço público. Para celebrar a data, esses espaços já foram transformados, no mundo inteiro, por usos distintos como piscinas, varandas, jardins, bares, salões de festas e auditórios, entre outas atividades por vezes inusitadas.

No ano de 2012, pelo segundo ano consecutivo, membros do Studio X-Rio, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), e da Escuela de Arquitectura y Diseño da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), realizaram, na Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro, a ocupação de 2 vagas de carro como área de lazer, aderindo assim à celebração do Dia Mundial sem Carros, o PARK(ing) Day 2012.

A ocupação deste ano consistiu em criar uma sala de cinema na vaga, o Cine-Vaga. O espaço correspondente a duas vagas se transformou em um espaço interno, estruturado em bambu e revestido com tecido escuro. A programação do cinema consistiu em 45 minutos de uma seleção de fragmentos de filmes que tinham como temas centrais o estresse, a perda de tempo, a incivilidade e o individualismo ocasionados pelo excesso de automóveis na cidade.

O PARK(ing) Day Rio de Janeiro foi realizado por Adriana Sansão, Carol Souza, Cesar Jordão, Clarisse Linke, Dennis Flôr, Fernando Espósito e Pedro Évora, com o apoio do Studio-X Rio, do ITDP Brasil e da FAU/UFRJ.

 

  • Adriana Sansão

    Adriana Sansão, arquiteta e urbanista, é professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal d...

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.