
Entre 24 e 28 de março, o projeto Educação Ambiental em Unidade de Conservação (EdUC) realiza o segundo e último módulo do curso para gestores de áreas protegidas do estado do rio de janeiro, coordenado pelo INEA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) e realizado pelo Instituto Moleque Mateiro.
O evento tem parceria com a ONG Conservação Internacional e aborda temáticas relacionadas a uso público, turismo e educação ambiental em UCs.
Palestrante no primeiro dia, Pedro da Cunha e Menezes, presidente da Associação Oeco, que produz o site ((o))eco, apresentou um panorama mundial e nacional do estado e do potencial do ecoturismo em áreas protegidas. Menezes resumiu assim sua palestra: “É importante os gestores terem em mente duas premissas, que a visitação é um direito do cidadão em busca de reconexão com a natureza, e que esta só é danosa se não for manejada”.
Durante os 5 dias do curso, palestrantes dos setores governamentais, empresarias e do 3o setor realizam palestras para quase 50 participantes, complementadas por debates, exibições audiovisuais e uma visita a Área de Proteção Ambiental Guapimirim.
O INEA gere 31 Unidades de Conservação, das quais 16 são de proteção integral e 15 de uso sustentável. No total, elas ocupam 9,2% do território fluminense.
Leia também
O papel das trilhas de longo curso na gestão de UCs
Parque Estadual da Pedra Branca ganha guia de trilhas
Leia também
Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal
Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF →
“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros
Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana →
Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia
Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência →




