Salada Verde

CBUC: a hora e a vez das unidades de conservação no Brasil

Realizado desde 1997, evento reúne especialistas reconhecidos globalmente na área de conservação e celebrará sua 8ª edição “misturando” gerações.

Redação ((o))eco ·
27 de janeiro de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Representantes do ICMBio e de órgãos ambientais estaduais posam para a foto durante a VII edição do CBUC, em 2012, que aconteceu em Natal. Foto: Equipe ((o))eco.
Representantes do ICMBio e de órgãos ambientais estaduais posam para a foto durante a VII edição do CBUC, em 2012, que aconteceu em Natal. Foto: Equipe ((o))eco.

Separe a data. A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que esse ano volta a acontecer em Curitiba, quer ampliar o debate sobre gestão de áreas protegidas e o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Para isso, pretende botar a velha e a nova guarda do cenário ambiental brasileiro em campo.

A ideia é unir num mesmo evento os novos profissionais e pesquisadores e os que fizeram história na luta pelas unidades de conservação do país. A mistura, mais que bem vinda, permitirá um debate qualificado sobre gestão e desafios das unidades de conservação na perspectiva de diferentes gerações de profissionais.

Entre os palestrantes por ora confirmados está o cineasta Fernando Meirelles, o biólogo de campo George Schaller, a ambientalista Maria Tereza Jorge Pádua, colunista de ((o))eco e membro do conselho da Associação ((o))eco, que responde pelo site e o ministro do meio ambiente da Austrália, Peter Garrett, uma celebridade internacional mais conhecido pela sua fase musical: Garrett é  ex-vocalista da banda Midnight Oil. Empossado em cargo político,  liderou o histórico caso de sucesso na Corte Internacional de Justiça contra a caça baleeira japonesa. Um grande feito.

Como na edição de 2012, realizada em Natal (RN), o site ((o))eco e o Wikiparques terão participação ativa, montando um estúdio para entrevista em vídeo com os participantes e fazendo a cobertura de ponta a ponta do evento.

Programação

A palavra de ordem da oitava edição do CBUC será abrangência e portanto a programação também incluirá palestrantes de outras áreas do conhecimento.

Serão 4 dias de eventos, entre os dias 21 e 25 de setembro. O congresso acontecerá no mesmo mês em que a Fundação O Boticário, organizadora do evento, completará 25 anos de existência.

Além do CBUC em si, considerado o maior encontro sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina, ocorrerão ao mesmo tempo dois eventos paralelos, que vem sendo incorporado há pelo menos 4 edições: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que está em sua 4ª edição e a Mostra de Conservação da Natureza, que está em sua 5ª.

Confira a programação preliminar do CBUC 2015.

Evento: VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)
Onde: Curitiba, Paraná.
Quando: entre os dias 21 e 25 de setembro.
Subtemas do VIII CBUC
22/09: Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): concepção, implementação e situação atual
23/09: Fazendo a diferença: histórias transformadoras
24/09: Inovando na conservação: plataformas colaborativas
25/09: Colocando em prática: o papel de cada um

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.