Salada Verde

ONG lança manifesto em defesa da Serra da Mantiqueira

Petição é para garantir apoio a proposta de tombamento de um corredor ecológico de 45 mil hectares que ligará duas unidades de conservação.

Redação ((o))eco ·
17 de março de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Araucárias na Serra da Mantiqueira. Foto: Tiajaju. F/Mantiqueira Viva.
Araucárias na Serra da Mantiqueira. Foto: Tiajaju. F/Mantiqueira Viva.

Se não for pela natureza, que seja pelo abastecimento de água, argumentam os responsáveis pela Organização Mantiqueira Viva, que querem sensibilizar a população para que o processo de tombamento de um corredor ecológico na Serra da Mantiqueira seja mantido. A organização entrou com pedido de tombamento da área ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura, mas o processo está ameaçado.

O corredor ecológico é uma área ainda preservada de 45 mil hectares que liga o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão. A proposta de tombamento protegeria o local, mas o governo do estado de São Paulo está articulando para que o Conselho arquive o processo de tombamento, iniciado em 2011.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



“As matas que restaram na Serra da Mantiqueira é que garantem grande parte da água que o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba usam para beber e abastecer suas indústrias. Destruir essas matas levará fatalmente a uma crise ainda maior de abastecimento”, diz o texto da petição online aberta no Avaaz e que será entre ao governador Alkmin.

A meta da Organização Mantiqueira Viva é recolher 100 mil assinaturas.

 

 

Saiba Mais
Petição Online – Tombamento de corredor ecológico Serra da Mantiqueira

Leia Também
Guerra da desinformação    
Resistências à conservação
Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
19 de maio de 2026

Investigação de atentado na Serra da Chapadinha “está avançada”, afirma polícia

Polícia Civil da Bahia ainda aguarda laudo de perícia, mas afirma para ((o))eco que já há “novas informações” sobre o caso, que segue em sigilo para não comprometer investigação

Reportagens
19 de maio de 2026

“É falso que melhorar a gestão ambiental prejudica a agropecuária”, diz pesquisador da USP

Co-organizador de um livro sobre caminhos da transição agroalimentar no país, Arilson Favareto coloca produção agropecuária e consumo dos alimentos no centro do debate socioambiental

Salada Verde
19 de maio de 2026

SP Ocean Week debate o futuro da vida marinha com foco em áreas protegidas

Evento abre o diálogo sobre sustentabilidade oceânica e oferece atividades artísticas, científicas e formativas para todos os públicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.