
Se não for pela natureza, que seja pelo abastecimento de água, argumentam os responsáveis pela Organização Mantiqueira Viva, que querem sensibilizar a população para que o processo de tombamento de um corredor ecológico na Serra da Mantiqueira seja mantido. A organização entrou com pedido de tombamento da área ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura, mas o processo está ameaçado.
O corredor ecológico é uma área ainda preservada de 45 mil hectares que liga o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão. A proposta de tombamento protegeria o local, mas o governo do estado de São Paulo está articulando para que o Conselho arquive o processo de tombamento, iniciado em 2011.
“As matas que restaram na Serra da Mantiqueira é que garantem grande parte da água que o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba usam para beber e abastecer suas indústrias. Destruir essas matas levará fatalmente a uma crise ainda maior de abastecimento”, diz o texto da petição online aberta no Avaaz e que será entre ao governador Alkmin.
A meta da Organização Mantiqueira Viva é recolher 100 mil assinaturas.
Saiba Mais
Petição Online – Tombamento de corredor ecológico Serra da Mantiqueira
Leia Também
Guerra da desinformação
Resistências à conservação
Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
UCs são frente de defesa contra crise climática, destaca presidente do STJ
Abertura da UCBIO contou com palestra magna do ministro Herman Benjamin e homenagem ao legado de Maria Tereza Jorge Pádua para criação de UCs no Brasil →
Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs
Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação →
Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas
Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados →
