Salada Verde

Novo e-book sobre pagamento por serviços ambientais

Publicação narra experiências no Brasil e na América Latina sobre o mecanismo econômico que ajuda a manter a floresta em pé. Confira.

Redação ((o))eco ·
22 de janeiro de 2014 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Tido como uma das principais ferramentas capazes de frear o avanço da perda da floresta, o uso de pagamento por serviços ambientais (PSA) pipoca aqui em ali, em projetos específicos e alheios ao grande público. O Instituto O Direito por Um Planeta Verde reuniu 4 artigos que falam de exemplos bem sucedidos de PSA em países da América Latina e no Brasil. Eles foram publicados em “Pagamento por Serviços Ambientais – Experiências locais e latino-americanas” (144 páginas), que faz parte da série  “Direito e Mudanças Climáticas”, composta por 4 e-books e disponível para download gratuito.

Entre os casos relatados de pagamento por serviços ambientais está o uso de de recursos hídricos em países como Costa Rica, México, Equador e Colômbia; a experiência de mitigação de mudanças climáticas na amazônia brasileira; e a proteção da biodiversidade em Santa Catarina.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Confira o e-book

 

Leia Também
WWF publica estudo sobre incentivos por serviços ambientais
Floresta em pé, água abundante
O que são serviços ambientais?

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
22 de julho de 2026

Carta de Curitiba pede ação urgente para proteger unidades de conservação no Brasil

Aprovado por aclamação pelos participantes da 1ª Conferência Nacional de Unidades de Conservação para a Biodiversidade, documento pede criação e implementação de UCs de proteção integral

Notícias
22 de julho de 2026

Levantamento revela redução alarmante de fêmeas de onça-pintada na Amazônia

Mesmo em um dos principais refúgios para o felino no país, a densidade de fêmeas de onça-pintada teve uma misteriosa queda de 77% em 17 anos, alerta estudo

Salada Verde
22 de julho de 2026

Cemaden mantém alerta de risco muito alto para inundações no Rio Grande do Sul

Com 143 municípios afetados pelas chuvas e cerca de 460 pessoas desabrigadas, estado segue sob risco de novas cheias nas bacias dos rios Taquari e Caí

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.