Salada Verde

ONGs analisam aumento de desmatamento na Amazônia

IPAM, IMAZON e ISA lançam documento sobre o aumento do corte raso e apresentam recomendações para que essa tendência seja revertida.

Redação ((o))eco ·
15 de janeiro de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Desmatamento para Gado. RESEX. Foto:
Desmatamento para Gado. RESEX. Foto:

 

Após 4 anos consecutivos de queda do desmatamento, a derrubada de floresta voltou a subir em 2013, um aumento de 28% de corte raso. O sinal amarelo já havia sido acionado meses antes, com sucessivos aumentos nos números do alerta de desmatamento. O anúncio oficial foi feito em novembro. Agora, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), lançaram um documento que reflete sobre as causas deste aumento e como o poder público pode reagir a ele.

Segundo o documento de 8 páginas, a especulação fundiária e os efeitos  das obras de infraestrutura sem as devidas salvaguardas socioambientais são dois fatores que podem explicar o aumento.

Os institutos também recomendam que o governo mantenha as políticas já adotadas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal [PPCDAM], mas que as aperfeiçoe, somando novas estratégias como: manter a fiscalização focada em municípios que concentram as maiores taxas de desmatamento; avançar com os incentivos econômicos para a conservação e redução do desmatamento especulativo; estimular a recomposição e a regularização florestal.Tais incentivos, diz o trabalho, deveriam incluir uma revisão da politica tributária do governo federal.

 

Leia o documento na íntegra.

 

 

Leia Também
Desmatamento na Amazônia: o governo perdeu a disciplina
Zangada, ministra anuncia aumento de 28% no desmatamento
Como combater o recente aumento do desmatamento na Amazônia

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de fevereiro de 2026

Pesquisadores registram caso inédito de macaco-prego leucístico no Ceará

É o primeiro caso de leucismo documentado neste gênero de primatas e pode ser um alerta sobre a fragmentação do habitat, alertam os cientistas

Notícias
18 de fevereiro de 2026

Brasil perdeu 1,4 bilhão de toneladas de carbono do solo por conversão de áreas naturais à agricultura

Quantidade equivale à emissão de 5,2 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, segundo cálculo feito por pesquisadores da Esalq-USP e da Embrapa

Reportagens
18 de fevereiro de 2026

Um ano de Trump: como os Estados Unidos reverteram avanços climáticos, dentro e fora do país

Earth.Org analisa algumas das ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde sua posse em 20 de janeiro de 2025, e o que elas significam para os estadunidenses e para o mundo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.