Salada Verde

Força Nacional ficará em Belo Monte por mais 6 meses

Cardozo prorroga o tempo de permanência da Força, que está desde março coibindo protestos contra a construção da 2ª maior usina do país.

Redação ((o))eco ·
11 de julho de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Canteiro de obras ocupado pela Força Nacional, em maio de 2013. Foto: Ocupação Munduruku/Flickr.
Canteiro de obras ocupado pela Força Nacional, em maio de 2013. Foto: Ocupação Munduruku/Flickr.

Com objetivo expresso de assegurar a continuidade das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou a prorrogação para que a tropa fique no local e evite que manifestantes invadam o canteiro de obras e paralisem a construção. A autorização foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Serão mais 180 dias, contados a partir do dia 24 de julho, quando vence o primeiro prazo para que a Força Nacional se retire.

A decisão foi tomada após pedido formal do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A presença da Força Nacional é considerada essencial para o cumprimento do cronograma da obra.

Assim como o primeiro envio da tropa, em março, a atual portaria também poderá ser prorrogada, se o Ministério da Justiça achar necessário.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.