Reportagens

Abrolhos sofre com sobrepesca e queda no número de visitantes

Primeira unidade de conservação marinha do país ainda sofre com falta de pessoal e ausência de estrutura adequada para cumprir ser papel.

Observatório das UCs ·
4 de junho de 2015 · 9 anos atrás

Vista aérea do pôr do sol em Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz
Vista aérea do pôr do sol em Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz

 

O nome Abrolhos vem do alerta dos antigos navegadores portugueses para o risco de naufrágios: “abra os olhos”. A área marinha que vai do norte do Espírito Santo até Porto Seguro, na Bahia, abriga a maior biodiversidade de recifes do Atlântico Sul.

A diversidade do local inspirou o naturalista inglês Charles Darwin. Após visitar o arquipélago, em 1832, a bordo do veleiro HMS do Beagle em expedição da marinha britânica, ele descreveu a experiência em seu livro “Aventuras e Descobertas de Darwin”.

O pai da teoria da evolução se encantou com as belezas de Abrolhos. Darwin fez os seguintes relatos: “As ilhas dos Abrolhos, vistas de uma certa distância, são de um verde brilhante. A vegetação consiste de plantas suculentas e gramina, entremeadas com alguns arbustos e cactos. O fundo do mar em volta é densamente coberto por enormes corais cerebriformes; muitos tinham mais de uma jarda (90 cm) de diâmetro”.

Primeira UC marinha

Biodiversidade do Parque Nacional de Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz
Biodiversidade do Parque Nacional de Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz

Abrolhos foi a primeira Unidade de Conservação marinha a ser criada no Brasil em 1983. O arquipélago não ficou apenas conhecido pela diversidade de recifes de corais e os chapeirões – um formato incomum de cogumelos que atingem 30 metros de diâmetro criando túneis e cavernas submarinas. A baleia Jubarte é o grande atrativo. Elas utilizam a área como berçário entre os meses de maio a novembro. Estima-se que a população de baleias alcance a 12 mil indivíduos.

A área é também bastante frequentada por tartarugas marinhas – especialmente a cabeçuda que desova nas praias do arquipélago e a tartaruga de pente que visita a região em busca de alimentos.

Contudo, apesar dos inúmeros atrativos naturais e do alto grau de preservação da área, o Parque Nacional de Abrolhos tem registrado crescente queda no número de visitantes. E muito se deve à dificuldade de acesso ao Parque, explica ao Blog do Observatório de UCs o gestor da unidade, Fernando Repinaldo.

Destino para poucos

Ilha de Santa Bárbara é aberta ao turismo. Foto: Fabíola Ortiz
Ilha de Santa Bárbara é aberta ao turismo. Foto: Fabíola Ortiz

Abrolhos hoje é um destino para aventureiros ou para turistas com alto poder aquisitivo. “Um dos grandes atrativos é o mergulho autônomo, uma atividade que custa caro”, admitiu. A tarifa de ingresso custa R$35 para brasileiros e R$70 para estrangeiros.

A visitação teve início já na década de 80. A entrada ao Parque é pelo município de Caravelas, na Bahia – a 260km ao sul de Porto Seguro e a 400 km de Vitória, no Espírito Santo. Até 2007, ano em que Caravelas ainda tinha um aeroporto, a frequência de visitantes alcançava o patamar de 15 mil por ano. Atualmente, não passam de 5 mil, quando muito.

“São trajetos que podem desestimular a vinda de visitantes. De ônibus convencional, leva-se 7 horas tanto de Porto Seguro como de Vitória”, explicou Repinaldo.

O plano de manejo de Abrolhos – um documento que determina o zoneamento da UC, estabelece normas e diretrizes para a viabilidade da área protegida – é de 1991, quando já se previa o programa de uso público com recomendações para que a atividade de turismo minimizasse o impacto negativo, além de ações de educação ambiental.

Apenas em 1998, uma portaria regulamentou o turismo, quando um grande número de visitantes já desembarcava no Parque. Em 2003, foi publicado o plano de uso público já com os estudos de viabilidade econômica para o serviço de visitação que apontou a concessão de empresas como melhor alternativa. Atualmente, há cinco operadoras de turismo habilitadas para levar os turistas.

A área total da UC é de 91 mil hectares, dos quais 11 mil hectares formam o recife das Timbebas, fechado à visitação. O restante, onde estão as ilhas do arquipélago – Siriba, Redonda, Sueste e Guarita – e o Parcel dos Abrolhos, está aberto à visitação. Aos visitantes só é permitido desembarcar na Siriba para uma pequena trilha guiada ou ver o pôr do sol da ilha de Santa Bárbara sob jurisdição da Marinha, que abriga desde 1861 o Farol de Abrolhos.

Ameaças

Pesca ilegal é uma ameaça a biodiversidade do Parque Nacional de Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz
Pesca ilegal é uma ameaça a biodiversidade do Parque Nacional de Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz

É muita área para poucos fiscais. O ICMBio, responsável pelas UCs, mantém apenas três analistas ambientais e um funcionário técnico administrativo. Já de terceirizados, o número não passa de 10.

“Não é o número ideal para se atender a todos os objetivos previstos para o Parque, desde a visitação, a proteção e a educação ambiental. A equipe atual, de fato, não é suficiente. Mas gente e equipamentos não são os únicos fatores que entram na balança para as coisas funcionarem bem, a gente precisa de insumos como combustível e serviços de manutenção de estrutura”, afirmou Repinaldo.

A presença de pescadores dentro da UC também exerce uma forte pressão e é de difícil controle. Os alvos da pesca ilegal são as espécies de badejo, budião-azul e tubarões. “A sobrepesca nas áreas vizinhas e a falta de ordenamento no entorno afetam populações que têm fluxo com as espécies do Parque. Sem contar os empreendimentos portuários e de petróleo e gás que existem nas proximidades”, disse.

 

*Este texto é original do blog Observatório de UCs, republicado em O Eco através de um acordo de conteúdo.

 

 

Leia Também
Abrolhos: ICMBio endurece regras de visitação
Qual será o futuro de Abrolhos?
Parque Nacional de Abrolhos recebe um novo golpe

 

 

 

Leia também

Salada Verde
18 de maio de 2012

Parque Nacional de Abrolhos recebe um novo golpe

Audiências públicas para ampliação do Parque Nacional Marinho e criação de outras três unidades de conservação são adiadas por tempo indeterminado.

Reportagens
5 de janeiro de 2011

Qual será o futuro de Abrolhos?

Após aprovação de concessões na justiça, ambientalistas temem conseqüências graves caso exploração de petróleo seja intensificada na região.

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.