Vídeos

Palma de dendê, de ameaça a solução ecológica

Na Tailândia os resíduos da produção de azeite de dendê agora servem também como fonte de biogás para o fornecimento de energia.

Holger Trzeczak ·
25 de março de 2012 · 12 anos atrás

 

O mau cheiro das poças de lama atrás do pequeno moinho de óleo, nas redondezas de Krabi, ainda evidencia o antigo dilema: lençóis freáticos contaminados e a liberação de gás metano. Essas poças não apenas poluem o ar, como são também ameaças em potencial para o meio ambiente. O responsável é o processo de decomposição dos resíduos da palma de dendê, planta da qual tradicionalmente se utiliza apenas o óleo.

A alguns quilômetros dali, porém, a Chumpon Palm Oil Industry (CPI) explora novos caminhos. Lá, o azeite de dendê não é mais exclusivamente prensado. Os resíduos agora servem também como fonte de biogás para o fornecimento de energia. Uma só instalação pode gerar uma potência de até dez megawatts. Além de tratar, ao mesmo tempo, o seu próprio esgoto. Seis dessas instalações ecológicas já podem ser encontradas no país.

Um filme de Holger Trzeczak

Esse conteúdo é publicado em uma parceria de ((o))eco com a Deutsche Welle, emissora pública alemã
 


Leia também

Reportagens
10 de maio de 2024

“A nossa democracia foi sequestrada pelo poder econômico”, critica ativista

No quarto dia dos “Seminários Bússola para a Construção de Cidades Resilientes”, participantes falam da necessidade de se promover a participação popular na política pública

Reportagens
10 de maio de 2024

Peru celebra 50 anos da redescoberta de macaco misterioso dos Andes

Criticamente ameaçado de extinção e endêmico do Peru, macaco-barrigudo-de-cauda-amarela é festejado no país em meio à mobilização por sua conservação

Salada Verde
10 de maio de 2024

1.200 aves resgatadas do tráfico no interior baiano

Crime tem grande impacto ambiental e envolve da captura ao comércio criminoso que abastece mercados ilícitos e coleções

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.