Reportagens

Porque o mercúrio é usado na mineração de ouro

O brilho sinistro do mercúrio, usado em garimpos para facilitar a separação do ouro, é um risco para plantas, animais e populações humanas

Redação ((o))eco ·
14 de março de 2013 · 11 anos atrás

Entre as propriedades do mercúrio, está a capacidade da forma orgânica desse elemento se acumular ao longo da cadeia alimentar, causando a contaminação de peixes e o risco de envenenamento de quem deles se alimenta , inclusive seres humanos. A intoxicação por mercúrio pode provocar danos ao sistema neurológico. As consequências podem variar desde dores no esófago e diarreia a sintomas de demência. Depressão, ansiedade, dentes moles por inflamação e falhas de memória também estão entre os sintomas. Um perigo ofuscado pelo brilho do ouro.

Para o garimpeiro, o que importa são outras propriedades do mercúrio. Primeiro, a capacidade de se unir a outros metais e formar amálgamas, o que é fundamental em garimpos, onde os minúsculos grãos de ouro precisam ser separados dos sedimentos dragados de leitos de rios ou da terra escavada. Após esse cascalho passar um período em esteiras, para que os metais se assentem e sejam separados de sedimentos mais leves, o material concentrado é jogado em betoneiras onde é misturado à agua e ao mercúrio.

Os pequenos grãos se agregam com ajuda do mercúrio e podem ser separados com mais facilidade. Em garimpos onde é usado maquinário mais pesado, como balsas, os sedimentos são dragados para dentro de misturadores, chamados pelos garimpeiros de cobra-fumando, onde se costuma também utilizar o mercúrio para evitar que partículas de ouro sejam desperdiçadas. No final, os restos contaminados são despejados no solo ou no rio.

“O mineral na água não é suficiente para causar problemas para a população. O problema é quando ele é transformado em compostos orgânicos, aí ele entra na cadeia trófica, das plantas aos peixes”, afirma Bruce Forsberg, especialista em ecossistemas aquáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Ponto de liquefação

A capacidade de formar amálgama não é a única propriedade do mercúrio que interessa aos garimpeiros. Ele se liquifica e evapora em temperaturas menores do que o ouro. Portanto, basta um maçarico para separar os dois metais e obter o ouro puro. Quando realizado em ambiente aberto, esta parte do processo libera o mercúrio em forma de gás para a atmosfera.

“Compradores e vendedores de ouro têm mais problemas de envenenamento porque trabalham em ambientes fechados”, diz Forsberg, pois se a operação é feita em locais que confinam o vapor, ele ataca o sistema respiratório ao ser inspirado. Esse gás tóxico e corrosivo também provoca imitações na pele.

De acordo com Forsberg, cerca de metade do mercúrio usado no garimpo evapora e vai para a atmosfera. E quando isso acontece, as conseqüências ultrapassam os limites da floresta. Nos últimos 100 anos, segundo o pesquisador, a concentração de mercúrio na atmosfera aumentou três vezes. Para esse aumento, contribuíram principalmente as indústrias que usam o metal, em particular dos países desenvolvidos. E existe ainda a contribuição dos processos naturais, como vulcões, responsáveis por 1/3 do mercúrio presente na atmosfera. Mas o uso nos garimpos também contribui.

Forsberg alerta sobre um fenômeno menos conhecido: “Em fios de cabelo de pessoas que vivem no Alto Rio Negro, no estudo que fizemos no Amazonas, encontramos concentrações de mercúrio 7 vezes maior do que no Madeira ou Tapajós. E no Alto Rio Negro não temos garimpo”, diz. A razão e a combinação entre o mercúrio encontrado naturalmente na região e a presença de bactérias capazes de transformar o metal em compostos orgânicos. postos orgânicos.

Leia também

Colunas
26 de janeiro de 2009

Efeitos da mineração no meio ambiente

Razão entre impactos e materiais extraídos faz da atividade uma das mais problemáticas em todo o globo. Custos socioambientais precisam incidir no preço e no consumo

Reportagens
28 de fevereiro de 2013

Ouro: mineração de pequeno porte e mercúrio ameaçam a Guiana

Um número entre 15 e 20 mil mineiros respondem por toda a produção de ouro no país, usando métodos que intoxicam a fauna e as pessoas.

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 10

  1. Francisco diz:

    Gostaria de obter uma resposta técnica sobre o amálgama do ouro no mercúrio que propriedades químicas esses dois elementos possuem para que isso ocorra e o passo a passo químico.


  2. Carlos diz:

    A própria insistência na explicação do porquê se usar mercúrio na mineração do ouro já evidencia contaminação por mercúrio…


  3. Jusilene diz:

    Onde posso encontrar esse mercúrio?o mercúrio serve para separar o ouro da pedra ou é outro de material q é utilizado para separar?


    1. Lucas diz:

      O mercúrio funciona como um "imã" que "gruda" nos pedacinhos pequenos de ouro deixando eles maiores e de fácil separação. Depois separam esses pedacinhos de ouro que ficaram maiores por causa do mercúrio e esquentam ambos, como o mercúrio derrete antes do outro fica fácil separar.


    2. Junior diz:

      Acho que você já anda usando mercúrio, pois para querer usar algo que é extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente, só pode ser coisa de demente.


    3. carla diz:

      Tremores musculares, coceira persistente, sensação de queimação na pele, mudanças de personalidade. Estes são alguns dos sintomas do envenenamento crônico, ou seja, absorção freqüente de pequenas quantidades do elemento ou seus derivados. Já o envenenamento agudo, pela ingestão de compostos de mercúrio, é ainda pior: se não tratado, leva à morte em cerca de uma semana, esses são alguns dos problemas do mercúrio não recomento que o compre pois alem de riscos a saúde traz riscos ambientais.


  4. Aguinaldo diz:

    Não vi a resposta sobre a própria matéria. Continua a pergunta "Por que o mercúrio é usado na mineração de ouro ?"


    1. Luciano diz:

      Acho que tu não leu o texto, mas vou te dar uma ajuda. Nesta parte ele explica a utilidade do mercúrio na mineração de ouro. "Ele se liquifica e evapora em temperaturas menores do que o ouro. Portanto, basta um maçarico para separar os dois metais e obter o ouro puro"


  5. jonathan diz:

    Porq ele é usasodo na obtenção do ouro ?


    1. Clecio diz:

      É usado primeiro para aglutinar o ouro, pois este nos rios é em forma de pó, forma um amálgama, depois é aquecida esta amálgama e sobra o ouro, está no texto. É usado ainda, também, pelo fato das técnicas utilizadas na extração do ouro serem rudimentares, carecendo de uso de equipamentos mais modernos.