Reportagens

A aposta incerta do manejo florestal

Em setembro, o governo deu o pontapé inicial na concessão de florestas públicas para manejo privado. É uma aposta cercada de dúvidas, diz Niro Higuchi, do Inpa, em entrevista a O Eco.

Redação ((o))eco ·
7 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Exploração de madeira na Amazônia: regime de manejo na região é cercado de incertezas. (Foto: Susan Trumbore)
Exploração de madeira na Amazônia: regime de manejo na região é cercado de incertezas. (Foto: Susan Trumbore)
O Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas mirava também a diminuição do desmatamento. Por ironia, o desmatamento caiu antes da aprovação do texto e assim que a primeira concessão foi autorizada, o desmatamento volta a subir. É óbvio que os “voluntários” não desejavam isto, mas acaba mostrando o grau de amadorismo na proposição de medidas de combate ao desmatamento.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de julho de 2026

O vencedor da Copa do Mundo das Áreas Protegidas

Não basta o número de unidades, o tamanho importa mais. Confira qual país do mundial de 2026 mais se destacou na conservação das suas riquezas naturais

Notícias
20 de julho de 2026

Cientistas descobrem espécie de macaco que passou anos “escondida” na floresta congolesa

Primata, que já é considerado ameaçado de extinção por pesquisadores, escapou por décadas do radar de expedições científicas na República Democrática do Congo

Análises
20 de julho de 2026

O oceano que nos sustenta e o que está em jogo quando o coral branqueia

A conservação do oceano depende de gestores públicos e cidadãos que muitas vezes vivem longe do mar, mas cujas escolhas afetam diretamente os ecossistemas marinhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.