Notícias

10 ideias para cidades mais humanas em 2013

Que o próximo ano tenha menos motores e mais pessoas nas ruas. É tempo de se valorizar o espaço público, o transporte coletivo e a qualidade de vida.

Daniel Santini ·
26 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

Fim de ano, época de pesar conquistas, avaliar erros e fazer planos. Tempo de recesso em que cada um pode fazer um balanço de objetivos alcançados, traçar novas metas e ampliar perspectivas. Tempo para reflexão pessoal, mas tempo para pensar nas cidades em que vivemos. As mudanças nos governos municipais, com novos prefeitos e vereadores assumindo seus cargos, podem ser uma boa oportunidade para outras transformações. Sendo a favor ou contra os eleitos, é hora de participar, se envolver, cobrar melhorias. Com o intuito de colaborar com os debates necessários, este blog apresenta dez ideias relacionadas à mobilidade, meio ambiente urbano e redução de poluentes.

No espaço normalmente ocupado por um carro, paraciclo onde cabem, no mínimo, 12 bicicletas. Quantas pessoas podem se beneficiar do espaço hoje ocupado só por automóveis? (Foto: Daniel Santini)
No espaço normalmente ocupado por um carro, paraciclo onde cabem, no mínimo, 12 bicicletas. Quantas pessoas podem se beneficiar do espaço hoje ocupado só por automóveis? (Foto: Daniel Santini)

1 – Transporte coletivo barato ou de graça – Em vez de ampliação de avenidas, construção de túneis e pontes, que as prefeituras invistam em transporte coletivo de qualidade e subsidiem parcial ou totalmente o sistema. A ideia de tarifa zero não é nova (leia mais em tarifazero.org) e pode parecer radical ou inviável – mas frente ao colapso de trânsito nas metrópoles, é hora de se pensar em medidas extremas. As prefeituras que, nos últimos anos, continuaram priorizando investimentos em infraestrutura de transporte individual não obtiveram resultados significativos em redução de congestionamentos. Com o dinheiro que se gasta constamente para ampliação da malha viária seria possível reduzir ou zerar as tarifas de transporte. São Paulo, onde a aposta nos últimos quatro anos foram avenidas prolongadas e alargadas, é o maior exemplo dos limites de tal modelo. A Marginal Tietê passou a ter onze faixas em alguns trechos e, ainda assim, trava regularmente.

2 – Ônibus mais limpos e confortáveis – Não adianta ampliar o sistema sem melhorá-lo. Existem tecnologias que permitem emissão reduzida de poluentes. Os ônibus movidos a hidrogênio, por exemplo, não apenas emitem água em vez de fumaça, como também fazem menos barulho e são mais confortáveis. Que investir na modernização do sistema, tirando de linha os velhos ônibus a diesel sucateados, seja prioridade.

3 – Ampliação dos sistemas de transporte sobre trilhos – Seja em parceria com governos estaduais e federais, seja com recursos de bancos ou programas especiais para desenvolvimento sustentável, sistemas de transporte sobre trilhos devem ser construídos ou ampliados. E, se é impossível cavar metrôs com a urgência que se faz presente, que os prefeitos tenham a coragem de substituir asfalto por trilhos em alguns trechos, abrindo espaço para circulação de bondes ou trens por superfície no lugar antes exclusivo para carros. Istambul, capital da Turquia, é um bom exemplo de rede de transporte sobre trilhos na superfície. Em Berlim, na Alemanha, bondes complementam a rede de metrô.

4 – Criação de redes cicloviárias – Mais do que ciclofaixas de lazer e construção de ciclovias isoladas da cidade, que as prefeituras preocupem-se em criar redes de deslocamento, incentivando o uso da bicicleta como transporte. Redes cicloviárias são compostas por ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas – onde os demais veículos são obrigados a respeitar limites de velocidade. Que as prefeituras sinalizem, organizem e pensem em redes, incluindo acessos e caminhos ligando as regiões mais ricas da cidade às áreas periféricas, observando as redes de deslocamento de milhares de pessoas que vivem fora da cidade, trabalham no centro e usam a bicicleta como transporte.

5 – Manutenção da taxa de inspeção veicular e ampliação dos programas de monitoramento – Quem polui deve pagar pelo monitoramento e fiscalização dos poluentes que emite. Simples assim. Não tem sentido onerar toda a população subsidiando a inspeção veicular, sendo que quem se transporta de carro nas cidades é uma minoria – minoria esta responsável por níveis de poluição alarmantes. Que os sistemas de inspeção veicular sejam ampliados em 2013.

6 – Cobrança de taxas pelo uso de espaço público para estacionamento privado –
Ruas não são estacionamento; ou não deveriam ser. Que, em 2013, quem tem carro, providencie uma vaga ou pague pelo espaço que for ocupar na rua. E que outras alternativas para o espaço ocupado pelos carros parados sejam consideradas, como a criação de jardins e hortas comunitárias, a instalação de paraciclos, calçadas e ciclovias. E que o dinheiro obtido com tais taxas seja encaminhado para melhorias no sistema de transporte coletivo.

7 – Ampliação e melhorias das calçadas – Que o pedestre seja valorizado ao máximo e tenha espaço para existir. Em vez de reduzir calçadas e asfaltar jardins, que as prefeituras estreitem avenidas ou limitem a circulação de automóveis para abrir espaço para as pessoas – no exterior, tais medidas são comuns. Em Paris, por exemplo, o trânsito de carros nas margens do Rio Sena foi proibido. Multiplicam-se as zonas livres de carro (carfree, em inglês). Que elas se consolidem e prosperem nas áreas centrais das grandes cidades brasileiras.

8 – Redução dos limites de velocidade – Não adianta falar que o pedestre deve ter prioridade sempre e não adotar medidas concretas para garantir sua segurança. Que a velocidade máxima seja reduzida, especialmente em zonas residenciais, e que os motoristas sejam estimulados a respeitar tais limites não só pela repressão, mas também por campanhas preventivas. Disseminar informação sobre impactos e riscos de se dirigir rápido pode ser uma ferramenta importante para alterar comportamentos. As chance de um pedestre atropelado sobreviver são inversamente proporcionais à velocidade do carro que o atingir. Que as campanhas foquem no motorista e em comportamentos irresponsáveis e não no adestramento de pedestres. Não adianta ter pedestres acostumados a atravessar só na faixa enquanto os motoristas dirigem como se o mundo fosse acabar a qualquer instante.

9 – Que as ruas de lazer se multipliquem – Fechar ruas ou trechos de ruas nos fins de semana pode ser um bom estímulo à ocupação positiva do espaço público – leia-se crianças jogando bola, jovens de skate, convivência, diálogo, boa vizinhança. Em vez de priorizar o acesso a parques entupidos de gente disputando por uma vaga para estacionar, que tal priorizar o lazer nas ruas? Que tal pensar em ruas arborizadas e não apenas em árvores em espaços fechados, restritos? Que tal pensar a cidade como um parque gigante?

10 – Cidades acessíveis – Que a preocupação com acessibilidade seja uma obsessão em todas as prefeituras. Que quem tem dificuldades de locomoção seja considerado e respeitado. Medidas como o rebaixamento de guias para facilitar a vidad de cadeirantes são simples, mas fazem toda a diferença. Que os políticos pensem em cidades com diversidade, que imaginem soluções e, assim, transformem realidades.

Que 2013 seja um ano de cidades mais limpas e equilibradas. São os votos do Outras Vias e do site ((o)) eco para todos os leitores que acompanham o blog.

 
  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.