Notícias

Ensaio fotográfico de bicicletas na Europa

Imagens de cidades que têm estimulado o uso de bicicleta como transporte em redes compartilhadas mais eficientes do que as das metrópoles brasileiras.

Redação ((o))eco ·
16 de agosto de 2011 · 13 anos atrás

As fotos deste ensaio são da Kátia Mello, amiga querida e fotógrafa que tem um olhar sensível para bicicletas e uma paixão pela sua LC-A RL, um modelo da clássica Lomo com lentes russas (RL de “russian lens”). Todas as fotos abaixo foram feitas com esta máquina. Mais do trabalho da Kátia, com imagens de tirar o fôlego sobre outros temas também podem ser acessados no Flickr dela.

Nas principais cidades da Europa, em meio às discussões sobre aquecimento global, poluição e na busca por modos de vida mais sustentáveis e socialmente justos, as bicicletas já conquistaram amplo espaço e são respeitadas como meio de transporte. Consideradas alternativa barata, saudável e ecológica, elas foram abraçadas por boa parte da população. Se no Brasil ainda é bonito e bacana ter carros enormes e velozes, em boa parte dos países desenvolvidos adquirir um veículo pesado com alto consumo de combustível não só é um mau negócio como também tende a ser visto como uma escolha egoísta, sem sentido e até cafona.

Os ciclistas recebem apoio do poder público, com a construção de redes cicloviárias e o estímulo à cultura de compartilhamento. A diminuição do limite de velocidade nas ruas e a priorização radical do respeito ao pedestre estão entre as medidas que facilitam a vida de quem pedala. Redes amplas, eficientes e baratas de transporte público tornam ainda mais sentido a opção de manter e se deslocar em um carro. As cidades são formatadas para pedestres e ciclistas, para pessoas. O cuidado com a vida é regra, não exceção no trânsito das principais capitais do Velho Mundo. 

É comum não só ver centenas delas amarradas ao lado de cada estação de transporte coletivo, em uma prova de como pode ser eficiente o planejamento de transportes envolvendo diferentes modais, como também espalhadas em postes e calçadas.

Elas enfeitam as ruas e chamam a atenção de quem passa.

 

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.