![]() |
O Imazon divulgou hoje os dados de alerta de desmatamento de setembro. Foram desmatados 103 km² em setembro. Isso representou uma redução expressiva de 76% comparado com o mesmo período do ano passado, quando o desmatamento somou 431 km².
Responsável por desmatar 46% do total, o estado de Rondônia ficou no topo do ranking de campeão de desmate. O estado do Amazonas ficou em segundo, com 23%, seguindo de Mato Grosso (15%) e Pará (9%).
Novo ano começa bem
Os dois primeiros meses do novo calendário de desmatamento (que vai de agosto a julho do ano seguinte) tiveram reduções na taxa de desmate. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2013 a setembro de 2013 totalizou 288 quilômetros quadrados. Houve redução de 57% em relação ao ano ao ano anterior (agosto de 2012 a setembro de 2012) quando o desmatamento somou 663 quilômetros quadrados.
Degradação florestal também sofreu redução
A degradação florestal, que mede a degradação da floresta por queimadas e exploração madeireira ilegal, também teve redução expressiva. As florestas degradadas somaram 16 km² em setembro de 2013, uma redução de 94% comparada ao mesmo mês do ano passado, quando foram degradados 283 km² de floresta.
A maioria (69%) ocorreu no Mato Grosso seguido pelo Pará (25%)
A degradação florestal acumulada no período de agosto de 2013 a setembro de 2013 totalizou 108 quilômetros quadrados. Em relação ao período anterior (agosto de 2012 a setembro de 2012) houve redução de 69% quando a degradação florestal somou 343 quilômetros quadrados.
Leia Também
Alertas de desmatamento caem 20% em agosto, afirma Imazon
Imazon: desmatamento mantém estabilidade, degradação dispara
Desmatamento na Amazônia em junho continua em alta
Leia também
Plano Clima avança com concessões ao agro e mantém pontos sensíveis fora do enfrentamento direto
Brasil aprova Plano Clima com metas para cortar até 67% das emissões até 2035, após governo ceder ao agronegócio e ampliar incentivos →
Ataque a equipes do Ibama durante desintrusão da TI Apyterewa deixa um morto no Pará
Operação cumpre decisão do STF para retirada de invasores no sul do estado, onde a região é marcada por conflitos fundiários →
Novas cenas reforçam o retorno das onças-pintadas ao Rio de Janeiro
Imagens de armadilhas fotográficas mostraram o felino mais uma vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no sul do estado. Inea-RJ tem monitorado a onça →






