Notícias

Nuvens atrapalham, mas monitoramento detecta queda no desmatamento

Em dezembro de 2013, o Imazon dectetou desmatamento de 56 km² na Amazônia Legal, queda de 32% comparado ao mesmo mês de 2012.

Redação ((o))eco ·
16 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás

FLONA de Altamira. Itaituba, Pará. Foto:
FLONA de Altamira. Itaituba, Pará. Foto:

As nuvens continuam a cobrir grande parte do território da Amazônia (59%), o que dificulta a detecção e piora a qualidade dos dados de alerta de desmatamento, pois as nuvens atrapalham a visão do satélite. impedem a visualização por parte do satélite. Hoje, o Imazon divulgou o levantamento para o mês de dezembro de 2013 e constata que neste cenário, os alertas de desmatamento voltaram a cair. Foram detectados pelo SAD 56 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 32% em relação a dezembro de 2012 quando o desmatamento somou 82 quilômetros quadrados.

Desse total, 39% ocorreu no Mato Grosso, seguido pelo Amazonas (28%), Acre (18%), Rondônia (8%) e Pará (6%). Os estados com maior cobertura de nuvem foram Pará (81%), Amapá (79%) e Tocantins (65%).

O bom resultado de dezembro ainda não pode ser comemorado, já que o Pará é considerado o estado que mais desmatada no país em uma comparação com números de desmatamento entre 1988 e 2013.

A tendência de queda nos números mensais de alerta de desmatamento se manteve em dezembro. Desde agosto, quando começa a contar o ano-calendário do desmatamento, os números estão baixos (veja gráfico). Basta olhar para os dados acumulados do desmatamento no período de agosto de 2013 a dezembro de 2013 totalizou 424 quilômetros quadrados. Houve redução de 67% em relação ao período anterior (agosto de 2012 a dezembro de 2012) quando o desmatamento somou 1.288 quilômetros quadrados.

Se a tendência continuar durante o período seco, é possível que o desmatamento anual caia em 2014.

Veja aqui no mapa do InfoAmazonia a série histórica de desmatamento medida pelo sistema SAD e compare com os dados coletados pelo governo federal

Leia Também
Mato Grosso e Pará, os campeões de desmatamento na Amazônia
Amazônia: nuvens atrapalham detecção de desmate
ONGs analisam aumento de desmatamento na Amazônia

 

 

 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.