Notícias

Mudanças climáticas e saúde

Novo relatório da Organização Mundial da Saúde avalia que os impactos de alterações no sistema climático global são, no mínimo, preocupantes.

Redação ((o))eco ·
12 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás

Novo relatório da Organização Mundial da Saúde, lançado no dia 10 de janeiro,  avalia que os impactos de alterações no sistema climático global são, no mínimo, preocupantes. De acordo com o documento de 36 páginas (veja link abaixo),  “um mundo com um clima mais quente e variável deve levar a maior concentração de poluentes nas cidades e aumentar a transmissão de doenças através da água”. Nos cálculos da organização, já nos dias de hoje, 1,2  milhão de pessoas morrem todos os anos por doenças causadas por poluição do ar. Outras 2,2 milhões são vítimas de diarréias originadas na má qualidade da água que bebem. 

Apesar do tom sombrio dos parágrafos de abertura, o tom geral do relatório é positivo. A principal mensagem é de que com políticas de redução de emissões de gases de efeito estufa é possível ter impactos positivos sobre a saúde humana. Por exemplo, medidas de eficiência no uso de energia no transporte acabam por cortar os níveis de poluição do ar, beneficiando as populações urbanas.

Para ler o relatório completo “Mudanças climáticas e saúde humana”, clique aqui ( em inglês)

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.