Notícias

Campanha pede liberação do aeroporto da Serra da Capivara

Petição quer pressionar ANAC para autorizar pousos no aeroporto, o que pode salvar o Parque Nacional Serra da Capivara do fechamento iminente.

Redação ((o))eco ·
20 de julho de 2015 · 9 anos atrás

Aeroporto Internacional da Serra da Capivara aguarda licença da ANAC. Funcionamento impulsioná o turismo na região. Foto:
Aeroporto Internacional da Serra da Capivara aguarda licença da ANAC. Funcionamento impulsioná o turismo na região. Foto:

O Parque Nacional Serra da Capivara está em perigo de fechar as portas. Dono de um dos maiores sítios arqueológicos a céu aberto das Américas, o turismo poderia salvar o parque dos problemas de falta de verba, pessoal e estrutura, mas é preciso um aeroporto funcionando para facilitar a chegada de turistas.

O aeroporto em questão é o Internacional da Serra da Capivara e teve a primeira proposta de criação feita em 1987. Após 17 anos em obras, o aeroporto ficou pronto em maio, mas falta a homologação da pista pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que comece a funcionar.

Para pressionar a ANAC a liberar logo a pista do aeroporto, a Avaaz abriu uma campanha online de coleta de assinatura. A meta é coletar 100 mil assinaturas, que serão entregue a ANAC e a presidente Dilma Rousseff.

Turismo salvador

A luta pelo parque está diretamente ligada ao funcionamento do aeroporto, pois a unidade tem atrativos capazes de levar 6 milhões de turistas por ano ao local, o que manteria a estrutura sem precisar de repasses do governo.

“Todo o nosso projeto não precisaria do governo, porque o turismo manteria a região, inclusive traria dinheiro para o Piauí. Nós já tivemos firmas internacionais que queriam construir prédios, mas quando viram o aeroporto desistiram; é muito difícil trabalhar nessa situação”, explica a arqueóloga Niède Guidon, em entrevista recente a rádio Teresina FM.

A cientista fez um desabafo sobre a situação calamitosa da unidade de conservação e afirmou que, se continuar do jeito que está, a Fundação Museu do Homem Americano terá que fechar as portas. A Fundação administra a área de visitação do parque e o Museu do Homem Americano, que reúne um acervo de valor incalculável de fósseis de animais pré-históricos e conta 100 mil anos de trajetória do homem.

Facilitar o acesso ao parque é tão importante que Niède chegou a tirar o dinheiro do próprio bolso para acelerar as obras do aeroporto.

Aos 81 anos de idade e uma vida dedicada a proteger as pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara, Niède cansou. “Deixei de morar em Paris para morar em São Raimundo Nonato para defender esse patrimônio e não consegui. Realmente um fracasso total”, desabafou.

 

 

Saiba Mais
Campanha Avaaz: Liberem a pista do aeroporto de São Raimundo Nonato-PI para voos comerciais

Leia Também
Muito além da pesquisa – com Niède Guidon e Anne-Marie
Arqueologia pré-colombiana reforça teses de impactos ambientais
Luta ambiental feminina

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.