Notícias

Claudio Maretti toma posse como presidente do ICMBio

Geólogo trabalha há 30 anos com áreas protegidas, tem reconhecimento internacional e deixa cargo no WWF. Cerimônia ocorreu na tarde de quinta.

Redação ((o))eco ·
22 de maio de 2015 · 9 anos atrás

Maretti e a ministra Izabella Teixeira, durante cerimônia de posse realizada hoje. Foto: Paulo de Araújo/MMA
Maretti e a ministra Izabella Teixeira, durante cerimônia de posse realizada hoje. Foto: Paulo de Araújo/MMA

Oficialmente, o Instituto Chico Mendes trocou de comando na última sexta-feira (15), quando saiu a nomeação no Diário Oficial da União. Mas o ritual de troca ocorreu na tarde desta quinta-feira, quando Cláudio Maretti, tomou posse como o novo presidente do ICMBio, na presença da ministra Izabella Teixeira, de Francisco Gaetanio, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Roberto Vizentin, seu antecessor.

Vizentin fez questão de entregar o broche do ICMBio e sua caneta a Maretti: “Nós não temos a mudança de faixa, mas temos nossas tradições”.

A ministra alongou-se no discurso de agradecimento a Vizentin por sua gestão. Segundo a ministra, ele chegou ao ICMBio quando o órgão passava por uma fase difícil: “É até injusto eu ter pedido para você sair, Vizentin, no exato momento em que as coisas começam a caminhar”.

Izabella afirmou que hoje a situação é mais tranquila do que em 2012, mas que o órgão terá “um ano muito duro” por causa do ajuste fiscal.

Já empossado, o novo presidente destacou como objetivos o aumento da eficácia, estruturação estratégica, coesão técnica e a defesa da do respeito ao instituto. No discurso, foi emotivo e agregador:

A sociedade preza a biodiversidade, defende a natureza e quer boas unidades de conservação, mas também, ou sobretudo, porque elas representam paz, liberdade, saúde mental e física, lazer, prazer, reconexões com seus íntimos, adoração divina… Porque somos parte da natureza. Porque a biodiversidade é parte de nós” (Leia o discurso de posse na íntegra)

Currículo

Cláudio Maretti é especialista em gestão ambiental e trabalha há 30 anos com áreas protegidas, zoneamento e comunidades locais. Antes de assumir a presidência do ICMBio, foi líder por 4 anos da Iniciativa Amazônia Viva (Living Amazon Initiative – LAI) da Rede WWF. Ao todo, trabalhou 12 anos no WWF.

Formado em geologia pela Universidade de São Paulo (USP), Maretti fez mestrado em geotecnia e doutorado em geografia humana, com tese sobre gestão territorial comunitária no oeste africano.

Participou ativamente da implementação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), considerado o maior esforço de conservação local da biodiversidade no mundo, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF), do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW), da Rede WWF e do Fundo Amazônia.

Ele também é membro do Conselho Mundial da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Em novembro de 2014, no Congresso Mundial de Parques, Maretti recebeu o Fred Packard Award em reconhecimento à carreira dedicada a áreas protegidas.

 

 

Leia Também
Ministra anuncia Cláudio Maretti na presidência do ICMBio
Claudio Maretti:”A Amazônia tem um valor impossível de calcular”    
“O passivo fundiário é só a ponta do iceberg”, afirma Vizentin

 

 

 

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.