Notícias

Maior evento de observação de aves do país será nesse fim de semana

Avistar 2015 oferece 70 palestras, shows, oficinas e lançamentos de livros em 3 dias de evento, em São Paulo, de sexta até domingo.

Redação ((o))eco ·
13 de maio de 2015 · 9 anos atrás

o fotógrafo Edson Endrigo lançará o livro do Cristalino Lodge no evento.
o fotógrafo Edson Endrigo lançará o livro do Cristalino Lodge no evento.

Nesta sexta-feira começa o Avistar Brasil 2015, maior evento de observação de aves da América Latina. Esta será a sua 10º edição, onde os amantes da observação de aves poderão curtir 70 palestras, shows, oficinas e lançamentos de livros em 3 dias de evento, que ocupará o Instituto Butantan, em São Paulo, de sexta até domingo.

Feira, oficina e exposições são abertas ao público. Para participar das palestras do Congresso é necessário inscrição e pagamento de taxa, que custa R$140 (R$80 para estudantes).

Entre as palestras pagas do congresso Avistar Brasil 2015 estão a de Dante Teixeira, curador de aves do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Ele apresentará uma aula sobre arte naturalista e a representação das aves no Brasil do século XVII.

Na manhã da sexta, Renato Rizzaro, criador do Pôster Ilustrado de aves de biomas brasileiros, fará atividade fechada para alunos de escolas do ensino fundamental da região na Roda de Passarinho.

No domingo, a atividade será voltada para alunos de Ciências Biológicas da UNIBAN Anhanguera de Osasco.

Um exemplo de como será a Roda de Passarinho, palestra que o fotógrafo Renato Rizzaro dará na sexta para alunos do ensino fundamental. Foto: Ricardo Mendes
Um exemplo de como será a Roda de Passarinho, palestra que o fotógrafo Renato Rizzaro dará na sexta para alunos do ensino fundamental. Foto: Ricardo Mendes

Eventos abertos

Os biólogos Luccas Longo e Eduardo Alexandrin darão uma palestra no dia 17 para quem se interessa mas nunca observou aves. A oficina começa bem cedo, às 7h da manhã. Dicas de onde, como e quais equipamentos usar para observar aves estão na pauta do encontro. Após a palestra, haverá uma atividade prática de observação dentro do próprio Instituto Butantan.

Haverá também quatro mostras fotográficas, sendo uma do fotógrafo Luiz Cláudio Marigo, morto em 2014. A abertura da exposição está marcada para ocorrer às 13h do sábado (16). Luiz Cláudio foi um dos maiores fotógrafos de natureza do país e teve suas fotos divulgadas nas mais importantes publicações do mundo, incluindo a National Geographic americana, a Natural History, a International Wildlife, BBC Wildlife, Terre Sauvage e Das Tier. Entre os muitos prêmios que ganhou está o “Wildlife Photographer of the Year”, o mais importante concurso do gênero, organizado pela BBC e Natural History Museum de Londres.

 Luiz Cláudio Marigo. Foto: Cecília Banhara Marigo
Luiz Cláudio Marigo. Foto: Cecília Banhara Marigo

No domingo, às 10h, a oficina “Plantar Pássaros” ensina aos participantes quais são aos plantas mais atrativas para a avifauna. No final, haverá mutirão de plantio de mudas e entrega de sementes e mudas.

Essas e outras atrações do Avistar Brasil podem ser conferidas no próprio site do Congresso. Confira!

Serviço
X Congresso da Avistar – 2015
Quando: 15 à 17 de maio, das 07h às 17h
Onde: Instituto Butantan. Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo.

 

 

Leia Também
Concurso Avistar 2011, as mais belas aves    
Em Bonito, projeto ensina crianças a arte de observar pássaros    
Manaus: horizonte perfeito para a observação de aves
Potencial nordestino para observação de aves

 

 

 

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.