
Manaus, AM – Um filhote de peixe-boi-da-amazônia (Trichecus inunguis), provavelmente recém-nascido, foi resgatado no sábado, na boca do igarapé Matupiri, um afluente do Rio Madeira, em Manicoré (AM), a 390 Km de Manaus. Ele estava enrolado em uma rede de pesca e foi encontrado por pescadores, pela manhã.
O peixe-boi, um macho com 12 quilos, peso médio de animais recém-nascidos da espécie, foi entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manicoré e ao Instituto Chico Mendes. À tarde, acompanhado pelo gestor da Reserva Extrativista do Lago Capanã Grande, Davi Araújo de França, ele viajou de avião até a capital do estado, onde foi entregue aos cuidados da Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
“Nós entramos em contato com o Inpa para pedir informações e eles deram a passagem de avião para trazê-lo até aqui”, conta o analista ambiental, destacando que o animal foi encontrado fora dos limites da reserva, mas para protegê-lo decidiu levá-lo para Manaus. De acordo com ele, há relatos de que pelo menos quatro animais tenham sido mortos na região na última semana.
Este é o primeiro peixe-boi vivo resgatado no Amazonas este ano. Em média, por ano, o Inpa recebe entre 7 e 8 animais. Geralmente são filhotes que se separaram ou tiveram as mães mortas por pescadores. O pequeno peixe-boi está bem de saúde, segundo a avaliação feita no Inpa, mas bastante estressado. Ele recebeu um leite especial, sem lactose, e foi colocado em um tanque. Ainda esta semana, os pesquisadores vão colocá-lo junto com uma fêmea mais velha, na esperança de quê ela adote o filhote.
Assista ao video
Leia Também
Peixes-boi: os frágeis e insuspeitos parentes do elefante
Peixe-boi precisa de estágio antes de voltar à natureza
Leia também
Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação
Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação →
Disputas e contradições continuam após a COP30
Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação →
Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica
O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes →




