Notícias

Juiz paralisa consolidação do Parque do Tumucumaque

Justiça determina realização de novas audiências públicas nos municípios abarcados pelo parque, criado em 2002. Governo não se manifestou.

Daniele Bragança ·
20 de maio de 2013 · 11 anos atrás
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (acima), o maior parque do país, seu tamanho supera a área do estado do Alagoas. Foto: Divulgação PNMT.
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (acima), o maior parque do país, seu tamanho supera a área do estado do Alagoas. Foto: Divulgação PNMT.

A Justiça Federal acatou parcialmente liminar pedindo a derrubada do decreto de criação do Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque, localizado entre o Amapá e Pará, e determinou a realização de novas audiências públicas nos 5 municípios que o Tumucumaque abarca. O decreto não foi derrubado, mas a  União terá um prazo de no máximo 1 ano, contado a partir desse mês, para a realização de novas consultas públicas. A decisão é assinada pelo Juiz Federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá.

A consultoria jurídica do Ministério do Meio Ambiente não recebeu a decisão da Justiça, expedida no último dia 13 de maio, e por isso não comentou o assunto.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere a unidade de conservação, comunicou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que a Procuradoria Federal Especializada (PFE) não recebeu comunicado oficial sobre a decisão e aguarda eventual intimação para se manifestar..

A primeira consulta deverá ser feita em setembro desse ano. Serão realizadas 2 consultas em cada um dos 5 municípios (Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari) que o Parque Nacional abarca. De acordo com o argumento da ação movida contra o Parque, na época da sua criação, as audiências ocorreram em apenas 3 dos 5 municípios onde ele está localizado.

A decisão judicial resulta de uma ação popular com pedido de liminar proposta pelo engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos, ex-vereador de Macapá, determinando a anulação do Decreto Presidencial de 22 de agosto de 2002, que criou o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área protegida em faixa tropical do mundo, com 38.670 quilômetros quadrados, área superior ao estado do Alagoas, que tem 27,778, 551 km².

Neste mês, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comandou uma expedição no Parque com o objetivo de mapear os seus atrativos turísticos.

Em setembro de 2011, o então colunista de ((o)) eco, Pedro da Cunha Menezes, visitou o parque é relatou as dificuldades que os seus 4 analistas ambientais passam para gerir uma área do tamanho de países.


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
20 de maio de 2024

Estudo propõe mudanças para simplificar legislação da Mata Atlântica e aumentar a conservação

Ausência de método para classificar estágios da floresta em resolução vigente dá margem para supressão de áreas que prestam importantes serviços ecossistêmicos

Notícias
20 de maio de 2024

Com apenas 4 indivíduos, cientistas alertam para extinção iminente da choquinha-de-alagoas

Ave ocorre apenas na Mata Atlântica do nordeste, entre Alagoas e Pernambuco, foi duramente afetada pelo desmatamento e hoje pode ser encontrada numa única localidade

Reportagens
20 de maio de 2024

Chuvas no Rio Grande do Sul: o que as águas barrentas que tudo arrastam sinalizam?

Perda de vegetação nativa, desmonte de políticas públicas ambientais e crise climática potencializam os efeitos das enchentes e colocam em xeque o modelo de desenvolvimento gaúcho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.