Notícias

Ferramenta gera cenários sobre clima e saúde pública no Brasil

Plataforma online e gratuita permite gera cenários climáticos e orienta tomada de decisões no caso de ocorrência de eventos extremos.

Flávia Moraes ·
1 de junho de 2014 · 10 anos atrás

 Acessar uma ferramenta online, gratuita, capaz de fazer análises integradas de dados sobre clima, ambiente e saúde pública do Brasil e de prever cenários climáticos, para orientar a tomada de decisão relacionada a eventos extremos, seria possível? Agora é, através do lançamento da plataforma PULSE-Brasil (Platform for Understanding Long-term Sustainability of Ecosystems).

Desenvolvida por pesquisadores brasileiros e britânicos, com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Natural Environment Research Council (NERC), do Reino Unido, a ferramenta permite a visualização de dados de clima, observado entre 1950 e 2012; projeções de clima futuro, baseado nos modelos mais recentes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas); dados de saúde pública, com as principais doenças como dengue, malária, leptospirose, além de níveis dos rios.

Por enquanto, ainda está funcionando em formato piloto, no qual o usuário pode acessar, em detalhe, dados referentes ao estado do Acre. A escolha por este local para o lançamento da PULSE está relacionada ao fato de este ser um dos estados mais afetados pelos eventos extremos recentes, como as secas de 2005 e de 2010 e as enchentes de 2009, 2012, 2013 e 2014, explica o coordenador do estudo, Jose Antonio Marengo Orsini, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entretanto, dados de clima passado e futuro, como temperatura média, anomalias de temperatura, precipitação e temperaturas mínimas, podem ser visualizados para cada um dos estados brasileiros, bastando clicar em cima da região desejada. A partir dessa seleção, é possível gerar um gráfico de informações que pode ser anual, entre 1950 e 2012, ou mensal (ver exemplos abaixo).

Dados anuais e mensais de temperatura média (anomalias) dos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, respectivamente, podem ser obtidos através da plataforma PULSE-Brasil. Fonte: FAPESP | Clique para ampliar.
Dados anuais e mensais de temperatura média (anomalias) dos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, respectivamente, podem ser obtidos através da plataforma PULSE-Brasil. Fonte: FAPESP | Clique para ampliar.

Entre os principais objetivos dessa nova ferramenta estão: projetar as futuras mudanças do clima, principalmente para a Amazônia, usando os modelos de previsão climática globais, e integrando as informações de cenários de emissões de gases de efeito estufa e uso do solo. Além disso, a PULSE pretende servir tanto para consulta do público em geral, quanto para a do governo e de tomadores de decisão, a fim de que esses possam entender as interações entre o clima, os ecossistemas e a saúde humana na Amazônia e, assim, pensar nas consequências das diferentes escolhas políticas.

O próximo passo, em desenvolvimento, é usar as informações existentes para fazer avaliação de impactos, ou seja, para investigar como um determinado evento climático pode ter resultado em uma enchente ou uma epidemia, por exemplo.

 

Leia Também
Principais conclusões do novo relatório sobre mudanças climáticas
Mudanças climáticas e a era dos extremos da água no Brasil
Aumento da temperatura faz trópicos emitirem mais carbono

 

 

 

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.