
Nas fotos, todos os bairros em Porto Velho (RO) próximos ao rio Madeira estão cobertos de água quase até o telhado das casas. As imagens foram registradas pelo produtor cultural Sérgio de Carvalho, que mora em Rio Branco, no Acre, e passou o último fim de semana na capital do estado vizinho. Segundo a Defesa Civil, mais de 1300 famílias tiveram que deixar suas casas apenas em Porto Velho.
“O rio Madeira subiu assustadoramente, e continua a subir. Porto Velho e demais cidades de Rondônia estão alagadas, com a água suja rente aos telhados das casas”, disse Sérgio, por email.
De acordo com o produtor cultural, a situação na capital de Rondônia está caótica, assim como a de Rio Branco, capital do Acre, cuja população sofre com o desabastecimento de mercadorias após o Rio Madeira inundar a BR 364 e isolar o estado por terra. Abaixo, registros de uma terra alagada.
Galeria
| Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas. | ||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Leia Também
Rondônia está debaixo d’água, culpa das hidrelétricas?
Teimosia antiga e as enchentes na Amazônia
Chuvas no Acre: rodovia fechada e casas inundadas
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Capobianco relembra ataques ao INPE: “Teve gente que não aceitou esses dados”
Em evento de divulgação da queda nos dados do desmatamento, o ministro do Meio Ambiente celebra a independência do INPE e relembra que tentaram desacreditá-lo →
Alertas de desmatamento somam 2.874,38 km² e indicam menor acumulado do Deter da história
Dados são de agosto de 2025 até o dia 31 de julho deste ano e representam uma redução de 36% comparado ao período anterior. Números animam governo →
Cadastro Ambiental Rural precisa respeitar os direitos de povos e comunidades tradicionais
A criação do módulo para cadastros de PCTs no Sicar é um avanço, mas ainda persistem barreiras estruturais que comprometem o reconhecimento dos direitos e das realidades dos territórios →










