Notícias

Nuvens atrapalham, mas monitoramento detecta queda no desmatamento

Em dezembro de 2013, o Imazon dectetou desmatamento de 56 km² na Amazônia Legal, queda de 32% comparado ao mesmo mês de 2012.

Redação ((o))eco ·
16 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás

FLONA de Altamira. Itaituba, Pará. Foto:
FLONA de Altamira. Itaituba, Pará. Foto:

As nuvens continuam a cobrir grande parte do território da Amazônia (59%), o que dificulta a detecção e piora a qualidade dos dados de alerta de desmatamento, pois as nuvens atrapalham a visão do satélite. impedem a visualização por parte do satélite. Hoje, o Imazon divulgou o levantamento para o mês de dezembro de 2013 e constata que neste cenário, os alertas de desmatamento voltaram a cair. Foram detectados pelo SAD 56 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 32% em relação a dezembro de 2012 quando o desmatamento somou 82 quilômetros quadrados.

Desse total, 39% ocorreu no Mato Grosso, seguido pelo Amazonas (28%), Acre (18%), Rondônia (8%) e Pará (6%). Os estados com maior cobertura de nuvem foram Pará (81%), Amapá (79%) e Tocantins (65%).

O bom resultado de dezembro ainda não pode ser comemorado, já que o Pará é considerado o estado que mais desmatada no país em uma comparação com números de desmatamento entre 1988 e 2013.

A tendência de queda nos números mensais de alerta de desmatamento se manteve em dezembro. Desde agosto, quando começa a contar o ano-calendário do desmatamento, os números estão baixos (veja gráfico). Basta olhar para os dados acumulados do desmatamento no período de agosto de 2013 a dezembro de 2013 totalizou 424 quilômetros quadrados. Houve redução de 67% em relação ao período anterior (agosto de 2012 a dezembro de 2012) quando o desmatamento somou 1.288 quilômetros quadrados.

Se a tendência continuar durante o período seco, é possível que o desmatamento anual caia em 2014.

Veja aqui no mapa do InfoAmazonia a série histórica de desmatamento medida pelo sistema SAD e compare com os dados coletados pelo governo federal

Leia Também
Mato Grosso e Pará, os campeões de desmatamento na Amazônia
Amazônia: nuvens atrapalham detecção de desmate
ONGs analisam aumento de desmatamento na Amazônia

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.