
As nuvens continuam a cobrir grande parte do território da Amazônia (59%), o que dificulta a detecção e piora a qualidade dos dados de alerta de desmatamento, pois as nuvens atrapalham a visão do satélite. impedem a visualização por parte do satélite. Hoje, o Imazon divulgou o levantamento para o mês de dezembro de 2013 e constata que neste cenário, os alertas de desmatamento voltaram a cair. Foram detectados pelo SAD 56 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 32% em relação a dezembro de 2012 quando o desmatamento somou 82 quilômetros quadrados.
Desse total, 39% ocorreu no Mato Grosso, seguido pelo Amazonas (28%), Acre (18%), Rondônia (8%) e Pará (6%). Os estados com maior cobertura de nuvem foram Pará (81%), Amapá (79%) e Tocantins (65%).
O bom resultado de dezembro ainda não pode ser comemorado, já que o Pará é considerado o estado que mais desmatada no país em uma comparação com números de desmatamento entre 1988 e 2013.
A tendência de queda nos números mensais de alerta de desmatamento se manteve em dezembro. Desde agosto, quando começa a contar o ano-calendário do desmatamento, os números estão baixos (veja gráfico). Basta olhar para os dados acumulados do desmatamento no período de agosto de 2013 a dezembro de 2013 totalizou 424 quilômetros quadrados. Houve redução de 67% em relação ao período anterior (agosto de 2012 a dezembro de 2012) quando o desmatamento somou 1.288 quilômetros quadrados.
Se a tendência continuar durante o período seco, é possível que o desmatamento anual caia em 2014.
Veja aqui no mapa do InfoAmazonia a série histórica de desmatamento medida pelo sistema SAD e compare com os dados coletados pelo governo federal
Leia Também
Mato Grosso e Pará, os campeões de desmatamento na Amazônia
Amazônia: nuvens atrapalham detecção de desmate
ONGs analisam aumento de desmatamento na Amazônia
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Ipaam regulamenta cadastro ambiental obrigatório e integra sistema ao Ibama no Amazonas
Norma unifica registros, define cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Amazonas (TCFA/AM) e amplia controle sobre atividades potencialmente poluidoras →
WWF-Brasil e Copaíba assumem Pacto da Mata Atlântica para destravar restauração
Nova coordenação aposta em articulação entre políticas públicas, financiamento e território para ampliar a escala e a efetividade da restauração no bioma →
Novos editais da BR-319 são contestados na Justiça por possíveis ilegalidades ambientais
Observatório do Clima prepara ação contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e aponta ausência de licenciamento e riscos climáticos na pavimentação do “trecho do meio” →

