![]() |
Projeto internacional apoiado por ((o))eco treinará 24 jovens jornalistas ambientais a usar ferramentas de mapeamento digital. ((o))eco realizará essas oficinas em parceria com a European Youth Press, através do projeto “Flag it”. Elas ocorrerão em São Paulo e em Lagos:
- São Paulo (Brasil): de 20 a 26 de maio de 2013 (12 participantes envolvidos);
- Lagos (Nigéria): de 01 a 07 de julho de 2013 (12 participantes envolvidos).
O projeto é apoiado pela Comissão Europeia através do Programa Juventude em Ação. A chamada para os participantes para os cursos de formação em Manila e Bucareste será publicado em Junho de 2013.
O curso de formação é baseado nas práticas usadas pelo site sem fins lucrativos ((o))eco para localizar em mapas o desmatamento na bacia do Amazonas, através do uso de ferramentas gratuitas de mapeamento digital (infoamazonia.org).
Os candidatos participarão de sessões específicas em:
- “Data mining”: como explorar grandes conjuntos de dados para criar histórias e visualização
- Jornalismo de Dados: todo o processo de utilização de dados para criar histórias
- Visualização de dados: utilização de ferramentas digitais para analisar dados
- Mapeamento: utilização de ferramentas para criar mapas interativos
- Crowdsourcing: como usar diferentes fontes, como SMS, aplicativos móveis, relatórios de cidadãos, redes sociais para criar uma própria história
- Geojornalismo: uso de conteúdo para criar geotags e ilustrar uma própria história
O curso cobrirá o uso de ferramentas como o Google Maps, Google Earth, Tabelas Google Fusion, Crowdmap, Ushahidi e Geocommons.
Depois de cada curso, os participantes serão convidados a usar suas habilidades recém adquiridas para desenvolver as próprias estórias, que serão publicadas e difundidas através do site do projeto e das redes sociais. Os autores daquelas que forem consideradas as 4 melhores reportagens terão a oportunidade de cobrir a Conferência das Partes (COP 19) na Polônia, em novembro de 2013.
O projeto Flag it! envolve 6 organizações parceiras: a European Youth Press, o site brasileiro ((o))eco, a Rede de Jornalistas Ambientais das Filipinas (PNEJ), a Associação Nigeriana de Jornalistas de Ciência (NASJ), a Associação de Estudantes em Jornalismo e Estudos de Comunicação (ASJC), da Roménia, e do Fórum para estudantes europeus de jornalismo, da Letônia.
Perfil dos participantes:
O convite está aberto a jovens jornalistas, entre 18 e 35 anos, que são cidadãos ou residentes legais dos seguintes países: Brasil, Filipinas, Nigéria, Roménia, Letônia e todos os países em que estão localizadas as organizações participantes da European Youth Press (EYP).
Os participantes serão selecionados de acordo com seu país de residência de acordo:
- 4 participantes de países onde estão organizações participantes da EYP;
- 4 participantes do Brasil;
- 4 participantes da Nigéria;
- 4 participantes das Filipinas;
- 4 participantes da Letônia;
- 4 participantes provenientes da Romênia.
Requisitos:
- Inglês de nível intermediário;
- Bons conhecimentos de Informática, com um domínio básico de redes sociais;
- Conhecimento comprovado ou interesse em reportagens ambientais;
- Capacidade de ser multiplicador (qualquer envolvimento em organizações ou redes locais marca ponto).
- Os participantes têm de ser baseadas nos países mencionados acima.
Custos
As despesas de viagem, alojamento e alimentação são cobertas pelo evento. Informações detalhadas sobre os custos serão fornecidas aos participantes selecionados pelos organizadores.
Como se inscrever:
Por favor, preencha o formulário de inscrição.
Os candidatos deverão:
- Fornecer os dados pessoais, endereço de domicílio e identificação de passaporte;
- Enviar o seu CV e carta de apresentação, em Inglês, explicando: seu interesse em participar do curso de formação e sua experiência anterior em reportagens ambientais.
- Fornecer uma lista de links com amostras de trabalhos em mídia;
- Conta a favor do candidato uma carta de apoio de uma mídia relevante (que pode incluir jornais escolares e/ou prova de participação ativa em blogs, redes sociais, etc.)
Se os materiais não estiverem escritos em Inglês, é necessário um breve resumo em Inglês para cada item enviado.
Por favor, note que ao aplicar você não pode escolher o curso de treinamento de que gostaria de participar. Deve ser capaz e motivado a participar de qualquer um deles.
A data limite para as inscrições é sexta-feira dia 15 de março de 2013 (23:59 CET). Os pedidos enviados após o prazo e/ou incompletos, ou em idioma diferente do inglês serão descartados.
Contato
As perguntas relacionadas ao processo de seleção podem ser enviadas para: [email protected]
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Tribunal nega recurso para liberar obras da tirolesa no Pão de Açúcar
Decisão do TRF2 preserva efeitos da sentença que anulou licenças ambientais do projeto da tirolesa entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro →
Sobre o preço do tomate e o que acontece lá fora, na Antártica
O continente mais frio da Terra está muito mais próximo do nosso cotidiano do que imaginamos. Do preço do tomate às mudanças climáticas, entender a Antártica é compreender como funciona a nossa existência →
Unidades de conservação estocam 33 anos de emissões nacionais
Levantamento mostra que áreas protegidas concentram 19,4 gigatoneladas de carbono; “Congresso pode se tornar maior fonte de emissões”, diz especialista →


