![]() |
Mesmo com o início da temporada de chuvas na Amazônia, a tendência de aumento de desmatamento registrado mensalmente não diminuiu. Os Dados do SAD, Boletim de Desmatamento do Imazon, apontam que em novembro houve um aumento de 258% na área desmatada, que pulou de 16 km2 em novembro de 2011 para 55 km2 em novembro de 2012.
A cobertura de nuvens atrapalhou a detecção. Quando começa o período de chuvas diminui também a visibilidade alcançada pelos satélites. Em novembro, 50% da Amazônia Legal estava encoberta. Entretanto, em 2011 a cobertura de nuvens atingiu 71%.
Este ano, os estados mais prejudicados pela cobertura de nuvens foram o Acre (81% do território) e Mato Grosso (77%), que não tiveram detecção de desmatamento devido a cobertura de nuvens.
Do total de 55 km2 desmatados, os 3 estados onde houve a maior concentração do problema foram: 23 km2 no Pará (42%), 13,8 km2 em Rondônia (25%) e 13,2 km2 no Amazonas (24%).
![]() |
O resultado de novembro confirma a tendência verificada nos últimos 4 meses, que compreendem de agosto a novembro de 2012. Nesse período, de acordo com o sistema SAD, foram perdidos 1.206 km2, um aumento de 129% em relação ao mesmo período em 2011, quando o desmatamento somou 527 quilômetros quadrados.
O SAD classifica por tipo de propriedade os locais de desmatamento. Nesse último novembro, 42% da ocorreu em assentamentos de reforma agrária. Parece que a ofensiva do Ministério Público em enquadrar o Incra para reduzir o desmatamento dentro dos assentamentos ainda não surtiu efeito.
O SAD é um sistema independente de monitoramento produzido pela ONG Imazon. O sistema oficial utilizado pelo governo é o Deter, produzido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Entre maio e outubro de cada ano, o Ministério do Meio Ambiente divulga os dados do Deter mensalmente. Em 2012, a divulgação dos dados do Deter atrasou diversas vezes. Quando começam as chuvas, em novembro, o MMA passa a divulgar os dados do Deter a cada dois meses. O próximo resultado do Deter deve ser divulgado em janeiro, com números para os meses de novembro e dezembro de 2012.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Esforços para proteger macaco-prego-galego mobilizam município em Alagoas
Delmiro Gouveia transformou o primata em símbolo do município, celebrado neste 1º de setembro; iniciativa marca avanço da conservação da espécie na Caatinga, onde ainda é pouco estudada →
Governo da Bahia (enfim) oficializa criação de área protegida na Serra da Chapadinha
Decreto que cria o Refúgio de Vida Silvestre Serra da Chapadinha, na porção sul da Chapada Diamantina, foi assinado nesta segunda-feira (31) →
Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia
Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo →



