Rio+20: Eventos abertos ao público
Daniele Bragança - 07/05/12


Na reta final para a Rio+20, a capital do mundo será o Rio. Dezenas de seminários, exposições e encontros movimentarão a cidade. A conferência propriamente dita acontece entre os dias 20 e 22 de junho, mas desde já existem atividades para quem quer participar ou se informar sobre esse grande debate que ocorrerá sob os olhos do planeta. A prefeitura do Rio antecipando tal movimento, já enviou à câmara municipal projeto de lei para decretar feriado nos dias 20, 21 e 22 de junho. O objetivo é aliviar o trânsito na cidade.

Mesmo para quem não se credenciou a tempo para a Conferência (o prazo para a sociedade civil expirou no dia 20 de janeiro) há opções que talvez sejam até mais atraentes do que as enfadonhas e longuíssimas reuniões de plenário no Riocentro.  Preparamos uma lista com os principais eventos, com ênfase naqueles abertos e gratuitos.

A Terra vista do céu
Inaugurada que no dia 27 de abril, essa exposição, localizada na Cinelândia, Centro do Rio, é considerada o pontapé inicial da Rio+20 e reúne 130 imagens do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand. Ficará exposta até o dia 24 de junho. O acervo captura belas imagens da terra vista de cima, por helicóptero e até balão. Gratuito.

Cúpula dos Povos da Zona Oeste na Rio+20
Este encontro é preparatório para a grande Cúpula dos Povos, que ocorrerá no Aterro (Parque do Flamengo, veja abaixo). Essa rodada será na Lona Cultural Elza Osborne, no bairro de Campo Grande, nos dias 18 e 19 de maio. Gratuito.

Cúpula dos povos Rio+20
Entre os dias 15 e 23 de junho, acontecerá um dos mais esperados acontecimentos em torno da Conferência: a Cúpula dos Povos na Rio+20: por Justiça Social e Ambiental. Como em 1992, ela será realizada no Parque do Flamengo. O evento mobilizará 150 organizações e movimentos sociais e tem tantos eventos, palestras e exposições que merece uma lista à parte. Por enquanto, dê uma olhada no bem elaborado site oficial, e anote em sua agenda as suas atrações preferidas. Aberto e gratuito.

Dia Mundial do Meio Ambiente/Semana do Meio Ambiente
Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) de 2012, que acontece sempre no dia 5 de junho, será sediado no Brasil. A semana do meio ambiente será preenchida com eventos em todo o país, entre os dias 4 e 10 de junho. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criou um site em português sobre o WED, onde se pode ter informações sobre as comemorações em todo o Brasil. 

TEDx Rio+20
Nos dias 11 e 12 de junho, o TEDxRio+20 reúne no Forte de Copacabana, pessoas de diversas áreas do saber. O tema do encontro é o “Poder Humano”.  O evento é em parceria com a ONU.
O evento é gratuito, mas como as vagas são limitadas, a seleção da audiência será feita por um sorteio realizado pela organização do evento. Inscrições e mais informações, no site do evento.

O local é o Forte de Copacabana, de 9h às 19h no dia 11/06/2012 e das 9h às 13h no dia 12/06/2012. Segundo a organização, os horários estão sujeitos à alteração.

Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
O Fórum de Ciência acontecerá entre os dias 11 a 15 de junho, na PUC-RJ. O evento discutirá questões-chave relacionadas a ciência, tecnologia e inovação no âmbito do desenvolvimento sustentável.

A participação é gratuita para todos ao longo dos cinco dias. O evento sempre começa às 9h da manhã e vai até 20h. O evento é aberto, mas a organização pede que os participantes se inscrevam formalmente para que possa planejar a acomodação de todos. O endereço é Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro.

Mais informações, no site do evento ou da própria PUC.

Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20)
O Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20) será realizado entre os dias 18 e 22 de junho. Prefeitos e funcionários de governos locais de todo o mundo abordarão como podem contribuir da melhor forma para proteger e melhorar a governança de bens públicos globais. O encontro será aberto apenas para quem está inscrito na Conferência Rio+20, pois o local do encontro da Global Town Hall será localizado em uma área restrita da ONU: no Parque dos Atletas, na Barra.

Prefeitos, empresas e líderes políticos poderão participar, caso tenham se inscrito ─ prazo até esse quinta, 10 de maio ─ na Rio+20. Mais informações, entre em contato com Francesca Schraffl, coordenadora do Global Town Hall, tel. +49 (228) 976-299-50, francesca.schraffl@iclei.org

Leia Também

 

Copyright © Todos os direitos reservados.