Notícias

Morto por um chifre: caça de rinocerontes bate recorde

Na África do Sul, caça ilegal de rinocerontes aumenta 4 vezes entre 2009 e 2011, tudo por conta do preço do chifre no mercado negro.

Duda Menegassi ·
13 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Rinocerontes sulafricanos, em risco por causa de crenças sobre os poderes afrodisíacos do seu chifre. Foto: rhino org
Rinocerontes sulafricanos, em risco por causa de crenças sobre os poderes afrodisíacos do seu chifre. Foto: rhino org
Ontem, a WWF deu um alerta sobre a situação dos rinocerontes na África do Sul. De acordo com números oficiais do governo, a caça ilegal desses animais está crescendo exponencialmente. Em 2009 foram registradas 111 mortes, em 2010, o número aumentou 3 vezes, para 333, e, em 2011 foram 448 rinocerontes abatidos, mais um aumento, este de 34% a mais do um aumento de 115 (ou 34%) rinocerontes mortos. Os especialistas temem pelo futuro do animal, principalmente o rinoceronte preto, classificado como em perigo crítico de extinção de acordo com a classificação da IUCN.

A principal causa das mortes de rinocerontes é o valor de seu chifre, que pode chegar a 65 mil dólares o quilo, mais até do que ouro e platina. Esse valor é resultado da superstição asiática nos supostos poderes curativos do pó do chifre, que seria útil desde como afrodisíaco até no combate ao câncer, embora não exista nenhum embasamento científico por trás dessa crença.

A África do Sul é o lar da maior população de rinocerontes do mundo, e apesar da crescente supervisão à caça ilegal, ainda está longe de extinguir a prática. O número de prisões envolvendo caça ilegal cresceu,, mas o país continua convidativo aos caçadores.

Mapa da África do Sul - a área em destaque pertence ao Parque Nacional Kruger (na fronteira com Moçambique), local onde ocorreram mais da metade das mortes ilegais de rinocerontes. Foto: South Africa Travel
Mapa da África do Sul – a área em destaque pertence ao Parque Nacional Kruger (na fronteira com Moçambique), local onde ocorreram mais da metade das mortes ilegais de rinocerontes. Foto: South Africa Travel
O principal destino para os chifres dos animais é a Ásia, em especial, o Vietnã – país que já extinguiu seus rinocerontes. Em resposta, a Convenção de Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) intimou o Vietnã a melhorar no combate ao comércio ilegal de partes de rinoceronte.

“Os governos da África e da Ásia devem trabalhar unidos além das fronteiras para acabar  com o comércio ilegal”, disse Morné du Plessis, principal executivo do escritório da WWF (World Wildlife Fund) na África do Sul, que luta pela preservação dos rinocerontes sul-africanos. Um bom exemplo a seguir é o Nepal, que, em 2011, declarou não tipo sequer um rinoceronte morto ilegalmente no seu território.


  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. artezao tec diz:

    O que está deixando os orientais e outros povos (masculinos) BROXA, além do alcoolismo, tabagismo, produtos industrializados é O BISFEMOL A e O CONSUMO de SOJA. O único afrodisíaco para isso é a ABSTENÇÂO dos ditos acima, alimentação natural e exercícios físicos e mental. Isto já foi comprovado cientificamente.


  2. cassia diz:

    Acho que tínhamos que boicotar as viagens para a África do Sul para obrigar o governo local a tomar providências com relação à matança de animais ameaçados de extinção. Ninguém NORMAL gosta de matar! Precisa ser algum tipo de sociopata, psicopata, sabe-se lá o que para gostar de ver seres vivos sofrendo para morrer ou querer ver couro ou pedaço de animal como troféu. Essa gente doente devia estar internada, sob rigoroso tratamento, privado de viver livre em sociedade!!! nojentos!


  3. cassia diz:

    maldito mercado japonês que é o número "1" entre os compradores!!! será que não têm vergonha??? se dizem tão "certinhos", cheios de regras e tudo o mais, mas que nada né! assassinam baleias aos montes, como também rinocerontes! bem faz o pessoal do Green Peace mostrando ao mundo o que fazem na matança de baleias!